São Paulo, domingo, 30 de novembro de 1997
Texto Anterior | Índice

Piloto competia com uma Brasília

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O piloto Valdemir Aiello, 48, trabalha há 22 anos testando carros da Volkswagen. Ele começou a carreira competindo com uma Brasília, na década de 70.
"Naquela época, o carro era novo e considerado muito bom", diz Aiello, que chegou a competir no Campeonato Brasileiro de Marcas e participou das Mil Milhas de Interlagos, em 1983.
Aiello fez curso técnico em eletrônica. Antes de entrar para as pistas, tirou uma carteira de habilitação especial para competições. Durante a carreira, frequentou cursos de especialização em mecânica na própria fábrica.
Hoje, testa desempenho, durabilidade e consumo dos carros da marca em pistas urbanas e estradas. Recebe R$ 2.000 mensais.
Competição acirrada
Se existe um mercado de trabalho em montadoras e fábricas de peças, nas categorias de competição é muito mais difícil ser um piloto de teste. Em geral, os pilotos que disputam a prova preferem avaliar seus carros.
Os pilotos mais experientes das categorias de competição conseguem ainda fazer testes para fabricantes de carros e de autopeças.
Adalberto Jardim, 39, já fez testes para fábricas de pneu, câmbio e freio. Ele é profissional de competições há 20 anos; participa, por exemplo, da Fórmula Pálio.

Texto Anterior: No começo, piloto competia com uma Brasília
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.