São Paulo, domingo, 30 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Minipraça na Lorena vence concurso

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Um projeto que propõe a construção de uma minipraça -com mesas, cadeiras, árvores e um bar- e um estacionamento subterrâneo em plena alameda Lorena, na região sudoeste de São Paulo, ganhou o prêmio principal do concurso "São Paulo Eu Te Amo".
Realizado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria das Administrações Regionais, e organizado pelo IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil), o concurso selecionou outros 19 projetos, um para cada uma das 20 localidades em regiões críticas da cidade apontadas pelos organizadores.
A idéia era selecionar propostas para melhorar o desenho urbano dessas regiões.
A cerimônia de premiação foi realizada na última terça-feira na 3ª Bienal de Arquitetura de São Paulo, no Ibirapuera. Os projetos ficam em exposição até hoje, data de encerramento da mostra.
O arquiteto José de Souza Moraes, 44, autor do projeto vencedor, recebeu R$ 30 mil. Os demais 19 trabalhos selecionados -entre 71 projetos entregues- receberam R$ 3.000 cada.
O projeto de Moraes abordou o quadrilátero formado pelas ruas Augusta, Padre João Manoel, Estados Unidos e dr. Mello Alves e avenida Paulista.
Segundo o arquiteto, alguns dos itens existentes no seu projeto poderiam ser executados de um dia para o outro, como a substituição do mobiliário (placas, faixas, protetores de árvores) degradado e a recolocação de lixeiras em condições de uso e em locais adequados.
"Existem três lixeiras na rua Augusta sem condições de uso e em locais errados", diz.
Na opinião de Moraes, se o número de áreas escolhidas para o concurso fosse menor, os locais de estudo poderiam ser mais bem explorados.
"Quem dera a prefeitura tivesse feito um concurso com cinco áreas por vez. Assim, mais gente poderia se concentrar sobre os mesmos temas e criar coisas mais interessantes", diz Moraes.
Entre os demais selecionados, o destaque foi o arquiteto Bruno Roberto Padovano, 46. Ele teve sete projetos premiados: Aricanduva, Ipiranga, Itaquera, Perus, São Mateus, Vila Maria/Vila Guilherme e Vila Mariana. Também recebeu uma menção honrosa (sem prêmio em dinheiro) por um trabalho sobre Pinheiros.
As demais localidades que tiveram projetos premiados foram: Capela do Socorro, Casa Verde, Freguesia do Ó, Guaianazes, Jabaquara, Lapa, Mooca, Penha, Santana, Santo Amaro, São Miguel e Vila Prudente.

Texto Anterior: Região conserva perfil residencial
Próximo Texto: Verão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.