São Paulo, domingo, 30 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como evitar problemas de ocasião

DA REDAÇÃO

Todos os cuidados devem ser tomados na hora de alugar um imóvel de temporada. A prática pode até parecer exagerada, mas impede que a temporada vire um pesadelo em pleno verão. Uma visita prévia ao local já é meio caminho andado.
Como nem sempre é possível fazer isso, especificar no contrato os detalhes do imóvel e os acertos em relação à forma de pagamento poupa transtornos. O alerta é de Regina Benucci, 43, técnica do Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor).
O contrato ideal, diz ela, deve conter informações sobre o estado dos móveis e utensílios domésticos e descrever com exatidão a localização da casa, a distância em relação à praia e se há comércio na região. O documento deve trazer ainda as informações mais óbvias, como preço, forma de pagamento, local de retirada das chaves e período da locação.
Apesar de as fotografias serem consideradas uma boa forma de checagem, Regina afirma que as reclamações atendidas pelo Procon são, em sua maioria, de pessoas que alugaram por foto e se decepcionaram com o que encontraram. "Muitas vezes as fotos mostram coisas que não condizem com a realidade", afirma.
Os anúncios também podem omitir dados ou trazer informações enganosas. A estudante Renata de Oliveira, 20, enfrentou esse problema ao alugar uma casa na Praia Grande (litoral sul) para passar o carnaval com a família. "Estava tudo enferrujado."

Texto Anterior: Diárias vão de R$ 25 a R$ 800
Próximo Texto: Boiçucanga é opção para gastar pouco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.