São Paulo, domingo, 30 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

segunda maternidade das avós

GABRIELA MICHELOTTI

Para retomar sua vida profissional, muitas mães preferem deixar seus filhos com os avós do que em creches. Os avós passam a ser pais substitutos e, em alguns casos, ficam mais tempo com as crianças do que os próprios pais.
"No Brasil, ainda hoje não acreditamos que alguém possa educar tão bem uma criança como a mãe, ou, na sua ausência, a avó. As mães ainda ficam muito ansiosas se tem que deixar os filhos em creches ou berçários, com pessoas estranhas", afirma a psicóloga Marcia Maria Agatti Atalla, 33, autora da tese "Netos: O Olhar das Avós". No trabalho, ela estuda casos de avós que cuidam dos netos em tempo integral.
Nos depoimentos, Marcia percebeu que a grande maioria das avós gosta da experiência, mesmo as que tiveram uma certa resistência no início e deixaram de lado atividades próprias para cuidar dos netos."
As avós se vêem em uma segunda maternidade: cuidam da alimentação, saúde, diversão e educação dos netos. "Detectei na minha tese que, nessa segunda experiência como mães, há mais tranquilidade: elas conseguem dosar melhor disciplina e diversão e aproveitam para reparar alguns erros que cometeram com os filhos", afirma Marcia.
A criança também pode preencher um vazio na vida dos avós, que se sente mais útil e rejuvenescidos. "Com a linguagem e hábitos dos jovens, os avós reciclam seus conceitos."
Mas a presença dos avós não vai suprir a carência dos pais e pode-se criar um conflito de autoridade entre os parentes. "Os pais precisam ter a palavra final. Os avós e os netos devem saber respeitar esse limite", diz Marcia.
A decisão de pedir para os avós cuidarem dos netos depende do relacionamento que existe entre os avós e seus filhos ou genros/noras. Se não existe uma boa
relação entre eles, é melhor nem tentar. Com os avós devem estar dispostos a enfrentar a situação, que vai exigir muito trabalho.
Segundo Marcia, e até mais recomendável que a criança frequente uma escolinha ou fique com uma babá de confiança do que o dia todo com os avós.

Texto Anterior: Hora de Montar
Próximo Texto: 'quando minha neta não vem, sinto um vazio'; criança pode aproveitar para fazer jogo com pais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.