São Paulo, domingo, 30 de novembro de 1997
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GM prepara seu minicarro no Brasil

ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A General Motors decidiu fazer do Brasil a base de lançamento do concorrente do Ford Ka. O Blue Macaw (ou Arara Azul, em português) será o primeiro carro mundial da montadora desenvolvido e fabricado aqui -daí o nome de uma ave típica brasileira.
O minicarro será montado na fábrica em Gravataí, no Rio Grande do Sul, ainda em construção. Lembra um pouco o Corsa, apesar de ter proporções menores.
Mas também apresenta traços semelhantes aos do Vectra e aos do Astra, que também será fabricado no Brasil.
O lançamento está previsto para agosto de 1999. Segundo fontes da indústria de autopeças, será o modelo mais barato do mercado, custando cerca de US$ 9.000.
A Folha apurou como será o minicarro da General Motors e convidou uma desenhista industrial para fazer o desenho do modelo com base em informações obtidas com mais de dez fornecedores de peças do Blue Macaw. Todos conhecem o novo projeto e alguns deles já viram pessoalmente o protótipo rodando.
Seguindo a tendência mundial dos subcompactos, o Arara Azul foi projetado de dentro para fora: é um carro pequeno externamente, mas com interior espaçoso, com capacidade para até cinco passageiros -como aspiram ser o Ford Ka e o Mercedes Classe A.
Na opinião dos fornecedores que já viram o compacto da GM, o carro tem mais espaço interno que o Ka, que leva quatro pessoas.
Essa vantagem foi obtida graças à maior distância entre os eixos e ao desenho mais reto da linha traseira -o compacto da Ford tem uma queda arredondada.
Mas os próprios fornecedores admitem que, mesmo com todo o esforço para ganhar espaço interno, a situação do quinto passageiro é crítica: o carro é ideal para comportar apenas quatro pessoas.
O Blue Macaw tem praticamente as mesmas medidas de comprimento do Ford Ka (3,62 m).
Sua plataforma é totalmente nova, projetada especialmente para esse tamanho de carro.
Vectra e Astra
A dianteira, principalmente a grade, lembra muito a do Vectra e a do novo Astra. O capô em forma de cunha também segue a tendência do Astra: traz dois vincos que saem da grade dianteira e, na parte central, um pequeno ressalto.
O farol é mais comprido e estreito que o do Corsa e segue a tendência de ter uma única peça, que inclui farol e pisca-pisca. O diferencial está no uso de plástico transparente. Dessa maneira, a lâmpada fica visível.
O pára-choque é preto, na versão básica, e futuramente terá a opção de ser pintado na cor do carro.
Os vidros deixam de ser fixados por borrachas e passam a ser colados. As lanternas traseiras seguem a curva da carroceria e são mais estreitas que as do Corsa.
Outro lado
A assessoria de imprensa da GM confirmou que a montadora vai produzir, a partir de 1999, um modelo menor que o Corsa na sua nova fábrica de Gravataí.
A nova fábrica, que já está em fase de terraplanagem, seguirá o estilo da fábrica de caminhões da Volks, onde o fornecedor trabalha dentro da linha de montagem.
Questionada sobre o novo projeto, a assessoria não quis se pronunciar a respeito de detalhes.

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