São Paulo, domingo, 30 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saveiro aumenta espaço para carga e ocupantes

JOSÉ CARLOS CHAVES
DA REDAÇÃO

Já chegou às lojas o último integrante da remodelada família BX da Volkswagen, a nova picape leve Saveiro. Com quase três anos de atraso em relação ao Gol, lançado no início de 95, a Saveiro reestilizada veio também um pouco mais cara.
Custa a partir de R$ 14.877 (5,8% a mais que o modelo antigo) para a versão CL 1.6, R$ 16.399 para a CL 1.8 (4,96%) e R$ 17.540 para a GL 1.8. O modelo esportivo TSi 2.0 só chegará em janeiro próximo.
Para compensar o preço adicional, a picape oferece mais espaço para passageiros. Mas o acesso ao interior da picape não é dos melhores, devido às portas pequenas -as mesmas do Gol quatro portas, que são 23 cm menores.
A caçamba também ficou maior e comporta mais carga. Sua capacidade passou de 580 kg para 700 kg (690 kg na versão GL 1.8).
A versão testada pela Folha e pelo Instituto Mauá de Tecnologia era a CL 1.8 Mi.
Para o consumidor que usa a picape mais para o trabalho do que para o lazer, algumas novidades são bem-vindas. A maior delas é a proteção plástica que cobre todo o interior e as laterais da caçamba, evitando que a carga risque a lataria. É um item de série para todas as versões e exclusivo da Saveiro.
O pára-choque traseiro desce junto com a tampa, para facilitar a colocação de volumes na caçamba.
Quatro ganchos no compartimento de carga, grade de aço e vidro traseiro basculante completam o conjunto.
O tanque maior também melhorou a autonomia. Cabem agora 53 litros -antes, comportava 47.
O grande ponto negativo da Saveiro foi a manutenção do estepe dentro da cabine, atrás do banco do passageiro, o que reduz o espaço interno.
Atrás do banco do motorista só dá para levar valises ou pequenas bolsas. A Volkswagen poderia ter adotado a solução da picape Ford Courier, que leva o pneu do lado de fora, sob a traseira.
A suspensão foi destaque positivo, mostrando boa estabilidade em curvas quando está vazia.

Texto Anterior: Miniaturas de prata imitam antiguidades
Próximo Texto: GM prepara seu minicarro no Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.