São Paulo, terça-feira, 2 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Volkswagen propõe redução de jornada

Proposta será detalhada hoje

MÁRIO SERAPICOS
DA "FOLHA DA TARDE"

A Volkswagen pretende reduzir a jornada de trabalho, o salário e os valores da hora extra e do adicional noturno de seus 30 mil funcionários em São Bernardo, na Grande São Paulo, e em Taubaté.
O corte de benefícios incluiria ainda o aumento do valor descontado nos salários com refeições e assistência médica.
A proposta foi apresentada ontem durante reunião entre executivos da montadora e diretores do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. O diretor mundial de Recursos Humanos da empresa, Peter Hartz, participou do encontro.
Hoje, às 11h, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Luiz Marinho, dará uma entrevista coletiva na qual irá detalhar a proposta feita pela Volkswagen e a posição do sindicato. A Volks também convocou uma entrevista, às 15h, para explicar à imprensa sua proposta.
Ontem, diretores da montadora estiveram reunidos com o governador do Estado, Mário Covas, para apresentar a proposta e teriam descartado a possibilidade de demissões.
No entanto, durante a tarde circularam boatos de que o pacote da Volks poderia incluir a dispensa de até 5.000 funcionários. O sindicato não confirmou a informação.
Desemprego
O ministro do Trabalho, Paulo Paiva, disse ontem em Campinas
que a redução da jornada de trabalho não funciona como instrumento de combate às demissões. "Reduzir jornada isoladamente não dá certo como política de emprego", disse o ministro. "A diminuição das horas de trabalho nesse caso gera aumento de custos e acaba aumentando as demissões."
Segundo ele, a redução só traz benefícios quando combinada a medidas como a redução da carga fiscal sobre a folha de pagamentos.

Colaboraram a Reportagem Local e a Folha Campinas

Texto Anterior: Volks pode anunciar corte de benefícios
Próximo Texto: Taxa de embarque vai dobrar em janeiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.