São Paulo, terça-feira, 2 de dezembro de 1997
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Klébi; Os Cariocas; Kátia Freitas; Simone

PEDRO ALEXANDRE SANCHES

Klébi
Este "Ilusão das Pedras" (Velas) é já o segundo trabalho da cantora e compositora Klébi, e resolve em boa medida impasses deixados abertos no primeiro. As composições, em clave de pop/soul/ funk/folk brasileiro, aproximam-se de soar chiques, no que são auxiliadas por arranjos de João Marcello Bôscoli e Max de Castro, percussão de Marcos Suzano e certa semelhança com o trabalho de Zélia Duncan. Nada como um pouco de elegância.
(PAS)

Os Cariocas
"A Bossa Brasileira" (Paradoxx) mantém vivo o quarteto Os Cariocas (embora com apenas dois dos integrantes originais). Em atividade desde os anos 40, o grupo se firmou, entre os 50 e os 60, como um dos mais emblemáticos da bossa nova. Este CD é aquilo que se pode esperar do gênero quase quarentão: arranjos discretos, vocais exímios e clássicos retrabalhados ("Diz Que Fui por Aí", "Cordas de Aço", "Pressentimento").
(PAS)

Kátia Freitas
Kátia Freitas é cantora pop radicada no Ceará, que chega com CD lançado pela Fundação Cultural de Fortaleza e traz a peculiaridade de não fazer de sotaques (ou cacoetes) regionais sua bandeira. Se foge do clichê da nordestinidade, às vezes cai em certos clichês pop, do tipo gravar Legião Urbana. O que o álbum traz de relevante, então, são composições de lavra própria da artista -que, embora ainda tímidas, revelam já algumas promessas.
(PAS)

Simone
"Brasil - O Show" (PolyGram), de Simone, é a descaracterização do CD anterior da cantora, dedicado à obra de Martinho da Vila. Arranjos dominados de sopros, teclados e latinidade periclitante carregam à tormenta clássicos de Paulinho da Viola, Ataulfo Alves e Adoniran Barbosa, cantados com toda a afetação e com todo o coração -no que de derretido possa haver nisso. Se aí já é de doer, imagina quando canta "Mulheres", de Martinho.
(PAS)

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