São Paulo, quarta-feira, 3 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campos alicia rivais, diz deputado de TO

LUCIO VAZ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O deputado Freire Junior (PMDB-TO) afirmou ontem que o governador de Tocantins, Siqueira Campos (PFL), está usando os cargos de confiança para "aliciar e comprar líderes políticos de outros partidos".
Freire Junior apresentou uma lista com o nome de 20 prefeitos, ex-prefeitos, deputados estaduais e ex-candidatos a prefeito que se filiaram ao PFL em troca de favores pessoais e cargos políticos.
O PMDB perdeu seis prefeitos e oito líderes de expressão no Estado para o PFL. Entre eles está João Cruz, ex-prefeito de Gurupi, que concorreu ao governo do Estado em 1994.
A Folha publicou ontem reportagem mostrando que o governador aproveitou a criação de 1.012 cargos de confiança na Secretaria de Fazenda para contratar aliados políticos.
"Estão comprando todo mundo. Quem tiver preço, ele leva", disse Freire. Segundo o deputado, a despesa anual com os novos cargos ficará em R$ 518 mil mensais, ou R$ 6,7 milhões ao ano.
"Podemos ultrapassar o limite de 60% de gastos com funcionalismo. Com isso, o governador cria um pretexto para demitir servidores estáveis e manter os seus apaniguados no governo", afirmou.
O deputado disse que Siqueira Campos "pratica o inchaço da máquina do Estado, para acobertar apaniguados", enquanto o governo quer ajustar o quadro do funcionalismo nos Estados.

A seguir, a relação dos líderes políticos que se filiaram ao PFL, segundo levantamento de Freire Junior: Zé Geraldo (PMDB), prefeito de Ananás; Baylon Pedreira (PMDB), prefeito de Silvanópolis; Ademar Vieira (PMDB), prefeito de Xambioá; Maurício Medeiros (PMDB), prefeito de Wanderlândia; Raimundo Maior (PSDB), prefeito de Angico; Éder Lourenço (PSDB), prefeito de Bom Jesus; Roberto Abreu (PDT), prefeito de Miranorte; Wadson Abreu (PMDB), prefeito de Figueirópolis; Elza Maria (PMDB), prefeita de Aragominas; Leônicas Castro (PSDB), prefeito de Legeado; Leontino Labre (PSDB), prefeito de Luzinópolis; José Arão (PSDB), prefeito de Lagoa da Confusão; Rosa Pescone (PMDB), ex-prefeita de Colméia; Leônica Barros (PMDB), ex-vereadora e candidata a prefeita em Porto Nacional; Deusdete Barros (PMDB), deputado estadual; Marcelo Miranda (PMDB), deputado estadual; João Cruz (PMDB), ex-prefeito de Gurupi e ex-candidato a governador em 94; Marco Antonio Costa (PMDB), ex-candidato a deputado estadual; José Antonio Cavalcante (PMDB), ex-secretário de Governo; Raimundo Feitosa (PMDB), suplente de deputado estadual.

Texto Anterior: Ex-petista lança livro acusando o PT
Próximo Texto: Previdência só deve mudar depois de 98
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.