São Paulo, quarta-feira, 3 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cruzeiro de 'aluguel' fracassa no Japão

RICARDO SETYON
FREE-LANCE PARA A FOLHA, DE TÓQUIO

O time de aluguel do Cruzeiro perdeu o título do Mundial interclubes ao ser derrotado pelo Borussia Dortmund (Alemanha), por 2 a 0, ontem, no estádio Olímpico de Tóquio.
Foi a segunda vez que o clube mineiro desperdiçou a oportunidade de conquistar o título da competição. Em 1976, o Cruzeiro foi superado por outro alemão, o Bayern de Munique (0 a 2, na Alemanha e 0 a 0 no Mineirão).
Com a vitória, o Borussia conquista pela primeira vez o título.
Apesar do alto investimento da diretoria do clube brasileiro, que gastou cerca de R$ 500 mil para preparar o time no Japão -10 dias de permanência no país- e contratou quatro jogadores especialmente para o jogo, o Cruzeiro não conseguiu se impor na decisão.
Os "atacantes de aluguel" Bebeto e Donizete foram as maiores decepções do time cruzeirense.
Perdidos em campo, as duas principais esperanças de vitória não conseguiram levar perigo ao goleiro Klos.
Bebeto foi acertado por um zagueiro adversário ainda no primeiro tempo e desapareceu na partida depois do lance. Donizete, por usa vez, ficou isolado e também nada produziu.
O "zagueiro de aluguel" Gonçalves também teve uma atuação apagada. Ele falhou várias vezes, deixando brechas na defesa e recebendo uma série de broncas do goleiro Dida, o melhor jogador da equipe brasileira na decisão.
Com o resultado, a imagem do Cruzeiro continua abalada pela série de tropeços nos últimos meses. No mês passado, quase foi rebaixado no Brasileiro.
Os gols da vitória do Borussia foram marcados pelo meia veterano Zorc, aos 35min do primeiro tempo, e pelo atacante Herrlich, aos 39min do segundo.
Apesar da decepcionante atuação, o técnico Nelsinho Batista disse não ter se arrependido da estratégia de contratar reforços às véspera da decisão.
"Fizemos tudo certo. Da minha parte, faria tudo de novo igualzinho. Mas jogamos contra uma excelente equipe", disse o treinador brasileiro.
Apesar da atuação, o Cruzeiro surpreendeu no início da partida.
Os brasileiros começaram melhor, chutando com perigo ao gol adversário. Logo no primeiro minuto, o meia Palácios tentou surpreender Klos.
Depois do susto inicial, o Borussia acertou-se em campo e dominou o jogo. O esquema 3-5-2, armado pelo técnico Nevio Scala, foi superior.
O time alemão não deu espaços para o Cruzeiro. Marcando bem no meio-campo e com rápidos ataques, os alemães chegavam sempre com perigo.
O primeiro gol não demorou a sair. Aos 35min, o australiano naturalizado alemão Zorc abriu o marcador.
Ele aproveitou o cruzamento do atacante Chapuisat e contou com a falha de toda a defesa brasileira para marcar.
Assustado, o Cruzeiro se lançou ao ataque, mas era sempre parado pela defesa alemã.
A situação do time mineiro se complicou ainda mais após a expulsão do lateral-direito Vítor, aos 23min do segundo tempo.
Com um jogador a menos, a virada ficou quase impossível.
Perdido em campo, os brasileiros só conseguiram dar o primeiro chute ao gol adversário na etapa final, aos 27min.
Com o Cruzeiro totalmente dominado, o Borussia ainda pode assegurar a vitória com o segundo gol no final da partida.
Aos 39min, o atacante Herrlich ampliou a vantagem dos alemães, decretando a derrota do Cruzeiro.

Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Atleticanos comemoram derrota do rival
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.