São Paulo, quarta-feira, 3 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Q-mini, da Konica, oferece ajustes de câmera de vídeo

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A nova digital Q-mini, da Konica, que será lançada no próximo ano, com preço de R$ 1.200, possui alguns recursos que lembram o funcionamento de uma câmera de vídeo para uso doméstico.
Uma das novidades é o ajuste do equilíbrio da cor branca (controle da luminância), em que todos costumam tropeçar na hora de mexer, mas que é imprescindível para uma boa foto.
Esse sistema faz a leitura da variação da luz do ambiente, com base no equilíbrio do branco.
A regulagem "ensina" o microprocessador da máquina a captar as cores nas variações de luz para reproduzi-las com fidelidade.
O ajuste é feito dirigindo a objetiva para um ponto claro, como papel ou parede, até que a cor apareça no painel de cristal líquido exatamente como você a vê a olho nu.
O sistema é uma tendência entre fabricantes das digitais e já aparece em câmeras como a PalmCam, da Panasonic, lançada no mês passado na Comdex/Fall de Las Vegas.
Regulagem
Associada a essa característica, a Q-mini traz a regulagem de exposição, que compensa a falta de luz ou o seu excesso.
Algumas camerinhas compactas já usam esse recurso, que equivale à regulagem da exposição manual. Na Q-mini, ele pode ser usado em nove níveis, incluindo o nível automático.
A Q-mini grava as imagens em um cartão removível, que tem a metade do tamanho de um cartão PCMCIA, usado em PCs portáteis, uma das tendências para 1998.
O cartão tem 2 Mbytes de memória para gravar até 47 fotos. O modo fino é indicado para trabalhos acurados e capta 11 fotos, com resolução de 640 X 480 ppp (pontos por polegada).
Vem com flash, que pode ser desligado. O programa para trabalhar as imagens é o excelente "Adobe Deluxe", versão compacta do "Adobe Photoshop".
A Q-mini entra no mercado para concorrer com a DX-7 (R$ 1.250), da Fuji, que também utiliza o cartãozinho para gravação.
Seu precinho salgado não vai deixar de atrair os usuários, principalmente os que gostam de fazer ajustes antes de fotografar, sem depender dos automatismos. (AMG)

Onde encontrar - Premier, tel. (011) 5181-1722

Texto Anterior: Impressora profissional; Scanner compacto; Rede protegida; Digitalização fiel; Daewoo 17 polegadas; Trabalho seguro
Próximo Texto: Digital da Olympus tem boa definição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.