São Paulo, quarta-feira, 3 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teclado maior é destaque na nova versão do Psion

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A mais nova versão do mais tradicional micro de mão já está no Brasil.
Fabricando micros de bolso -os chamados PDAs, assistentes pessoais digitais- desde 1984, a Psion é uma empresa inglesa que viu seu mercado ser abalado com a chegada de novos e minúsculos computadores, como o Pilot, da 3Com, e os aparelhinhos movidos a "Windows CE", a versão de bolso do "Windows".
A empresa tenta dar a volta por cima lançando um novo modelo que traz todas as funções apresentadas pelos concorrentes (fácil integração com PCs de mesa, backlight, sistema infravermelho para troca de arquivos, gravação de mensagens de voz, acesso a e-mail e navegação na Web) e alguns extras que fazem a diferença.
Teclas maiores
Com toda sua experiência de treze anos em computadores de mão, a Psion foi direto ao ponto. Qual a principal frustração dos usuários desses micrinhos?
Resposta: todos os avanços tecnológicos da nova geração de PDAs não foram suficientes para resolver a terrível dificuldade de digitação imposta pelo tamanho das teclas desses micrinhos.
É é praticamente impossível digitar um texto razoavelmente extenso sem ter de ficar voltando para corrigir os erros causados por teclas acionadas inadvertidamente, na dança dos dedos.
O Psion 5 resolve esse problema com um teclado que ocupa toda a base do aparelho e tem teclas quase do tamanho das utilizadas em laptops normais.
Um dos grandes atrativos do Psion 5 é a integração de seus aplicativos. Outro destaque é a função zoom embutida no sistema.
Programas
Seu sistema operacional (que comanda as funções básicas do computador) é próprio, assim como os programas de trabalho -editor de texto, planilha de cálculo etc.
Mas os programas são compatíveis, por exemplo, com os do pacote "Office", da Microsoft, e com o organizador pessoal "Organizer", da Lotus.
O maior problema fica por conta da estratégia de armazenamento do Psion, baseada em discos solid state, bem menos populares que os cartões PCMCIA encontrados em outros PDAs. E a tela ainda não traz cores, como oferecem os micros de mão baseados no "Windows CE 2.0".

Texto Anterior: Softs para navegar na Internet
Próximo Texto: Psion licencia seu sistema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.