São Paulo, quarta-feira, 3 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ieltsin divulga corte nuclear e é desmentido

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente russo, em visita à Suécia, obrigou ontem seus assessores a uma ginástica diplomática para desmentir suas próprias declarações. Boris Ieltsin disse, aparentemente por engano, que iria cortar de forma unilateral um terço do arsenal nuclear russo.
Os EUA e a Rússia concordaram em reduzir seus arsenais nucleares quando assinaram o acordo Start 2. A implementação da medida, porém, depende da ratificação do acordo pelo Parlamento russo, dominado pela oposição comunista.
"Talvez o presidente estivesse um pouco cansado no final do dia", disse o porta-voz de Ieltsin, Serguei Iastrjembski. Minutos antes de dar a declaração, em Estocolmo, Ieltsin se reunira com o premiê sueco, Göran Persson.
O próprio arsenal nuclear não foi a única matéria em que Ieltsin escorregou. Iastrjembski foi obrigado a admitir que seu chefe se enganara ao incluir a Alemanha e o Japão no rol dos países que têm armas nucleares.

Texto Anterior: Luta entre castas mata 64 na Índia
Próximo Texto: África do Sul bate recorde de estupros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.