São Paulo, quinta-feira, 4 de dezembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Corrida governista; Cera estratégica; PFL 4 x PSDB 1; Cimento social; Lobbies em conflito; Faca no pescoço; Chega pra lá; Círculo de amizades; A conferir; Atrás do prejuízo; Teatro de marionetes; Cidade virtual; Versão oficial; Óleo de peroba; Experiência acumulada

Corrida governista
Setores do PPB e do PMDB acordaram para a importância das agências reguladoras, que, na prática, substituirão ministérios. O PSDB levou a Anatel; e o PFL, a Aneel. Com atraso, outros aliados querem influir nas agências de transporte e petróleo.

Cera estratégica
O PMDB tem interesse em adiar ao máximo a criação da ANT (Agência Nacional dos Transportes). A parcela governista quer amarrar totalmente o apoio a FHC para fazer da área um feudo. Se decidir logo, terá concorrência pefelista e tucana.

PFL 4 x PSDB 1
O único diretor da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) sem ligação pefelista é Afonso Henriques Moreira Santos, ex-funcionário da Cesp. Foi indicado por David Zylbersztajn, tucano, secretário de Energia de Covas e genro de FHC.

Cimento social
O Planejamento argumenta que o orçamento da área social do "Brasil em Ação" para 98 crescerá 13%, e o de obras, 12,9%. Inclui na cota social obras de construção de canais de irrigação, barragens e adutoras.

Lobbies em conflito
A Comissão de Meio Ambiente da Câmara rejeitou ontem a "frota verde", projeto pelo qual os carros do governo passariam a usar álcool. Trombou com os usineiros, que fecharam acordo no Planalto para a aprovação.

Faca no pescoço
A criação da "frota verde" ainda vai ao plenário da Câmara, em regime de urgência. Os parlamentares usineiros, espalhados por todos os partidos aliados, vão exigir que o Planalto cumpra o acordo para a sua aprovação.

Chega pra lá
Lula, que titubeia sobre ser candidato em 98, dá entrevista hoje em Brasília ao lado de Cristovam Buarque (DF), que não pensa em outra coisa. É a fórmula encontrada pela cúpula do PT para constranger o governador.

Círculo de amizades
Maluf e ACM tinham um encontro marcado ontem, no Rio de Janeiro. Participariam de jantar por ocasião do aniversário de 93 anos de Roberto Marinho, dono das Organizações Globo.

A conferir
Moreira Franco (PMDB) articulou acordo entre o governo e os cartórios para aprovar hoje o projeto que prevê a gratuidade universal das certidões de nascimento e dos atestados de óbito.

Atrás do prejuízo
Preocupado em recompor sua relação com FHC, ACM fez questão de ligar diretamente para o presidente anteontem e dar a notícia de que o aumento do Imposto de Renda havia sido aprovado nos termos acordados.

Teatro de marionetes
O relator da medida provisória do Imposto de Renda, Roberto Brant (PSDB), ganhou um apelido: ventríloquo. O erro na taxação das Bolsas, diz a oposição, provou que ele recebeu o prato feito da equipe econômica.

Cidade virtual
Do vereador José Eduardo Martins Cardoso (PT): "Depois que Pitta disse que São Paulo está limpa, que as finanças estão bem e que Maluf fez gestão honesta, sugerimos a criação do prêmio Pittóquio para o cidadão que contar a 2ª maior mentira".

Versão oficial
A assessoria de Maluf nega que o ex-prefeito queira se livrar de Pitta. Diz ser "natural" o ex-prefeito não interferir na administração de São Paulo, pois "o eleito para o cargo é Pitta".

Óleo de peroba
A comissão especial da Câmara que discute emenda que limita salário de vereadores propiciou cenas de fisiologismo explícito ontem. O lobby contra o projeto dizia que o vereador faz assistência social do próprio bolso.

Experiência acumulada
Maldade que circula no Itamaraty sobre recepção a FHC na Inglaterra: não é por acaso que foram o maior império por tanto tempo. Sabem como ninguém deslumbrar a gente das colônias.

TIROTEIO
Do líder do PMDB, Geddel Vieira Lima (BA), sobre tucanos tentarem articular reunião conjunta de PSDB e PMDB com FHC a fim de mostrar ao PFL que têm alternativas para formar o núcleo de uma aliança em 98:
- Não participaremos dessa reunião. Nossa interlocução é com o presidente. O PMDB não é peso nem contrapeso. Não entrará nessa de fazer ciúme.

Próximo Texto: Me engana que eu gosto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.