São Paulo, quinta-feira, 4 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Condecoração real a Pelé ofusca presidente

IRINEU MACHADO
DE LONDRES

Édson Arantes do Nascimento, o Pelé, roubou a cena da programação de ontem da visita de Estado do presidente Fernando Henrique Cardoso ao Reino Unido.
O ministro extraordinário dos Esportes foi condecorado em Londres com a Ordem de Cavaleiro do Império Britânico, oferecida pela rainha Elizabeth 2ª, e mobilizou cerca de 120 jornalistas em visita a um clube de futebol, o Chelsea.
Segundo o Palácio de Buckingham, a comenda equivale em importância ao título de "sir", dado só a britânicos. Como Pelé não é britânico, não pode ser chamado de "sir", informou o palácio. A comenda, uma medalha, foi entregue a ele por oficiais da realeza.
A Ordem do Império Britânico é uma condecoração inferior em hierarquia à recebida anteontem por FHC, o grau de Cavaleiro da Grã-Cruz da Ordem de Bath, mas é mais famosa.
"É um prazer receber essa referência, mas quem ganha com isso, mais uma vez, é o Brasil. É mais uma vitória de nós, brasileiros, esses elogios e o respeito que eu venho recebendo. À rainha, que receba o meu beijo", disse Pelé em entrevista no campo do Chelsea.
A rainha havia dito anteontem estar aguardando a chegada do "incomparável" Pelé. "Ele é o número um", disse FHC, sobre Pelé.
Ontem à noite, o nome de Pelé foi novamente mencionado, no luxuoso banquete da Corporação de Londres (equivalente a uma prefeitura) ao presidente Fernando Henrique Cardoso no Guildhall, prédio histórico de Londres.
Richard Nichols, o "Lord Mayor", prefeito de Londres, brindando as autoridades presentes e os agradecendo, citou o embaixador brasileiro em Londres, Rubens Barbosa, dizendo que "lamentavelmente" não se tratava de Pelé. Pelé não participou do banquete.

Texto Anterior: Desejo collorido
Próximo Texto: Emenda mantém privilégio dos juízes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.