São Paulo, quinta-feira, 4 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Índice

Jungmann quer mudar segurança

ABNOR GONDIM
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro Raul Jungmann (Política Fundiária) vai sugerir ao presidente Fernando Henrique Cardoso que o governo do Distrito Federal seja substituído na tarefa de cuidar da segurança da Esplanada dos Ministérios.
Segundo ele, o governo do DF é "incompetente, conivente ou omisso" para cumprir a atribuição. Isso ficou demonstrado, disse Jungmann, pela invasão do prédio onde funcionam o Incra e o Ministério Extraordinário de Política Fundiária por militantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), anteontem.
Jungmann vai pedir hoje audiência com o presidente da República para relatar o "altíssimo risco" que houve durante a invasão.
"Evitamos um massacre. O corredor de acesso ao gabinete é estreito e poderia ter servido de palco para um confronto entre os policiais e os sem-terra", disse.
O ministro considerou absurdo que a Polícia Militar não tenha parado nas rodovias de acesso a Brasília os cinco ônibus fretados que levaram os sem-terra ao protesto.
Jungmann lembrou que durante o governo de Cristovam Buarque (PT) já ocorreram invasões nos prédios dos ministérios da Agricultura, Fazenda e Planejamento.
Outro lado
O assessor de Comunicação Social do Distrito Federal, Luiz Gonzaga Mota, disse que o ministro sabe que o governo Cristovam Buarque condena as invasões.
"Fizemos todos os esforços e conseguimos a saída dos sem-terra sem violência", disse.
Mota também afirmou que a PM não sabia que os sem-terra estavam dispostos a invadir o prédio.

Texto Anterior: Polícia de SC procura líder rural
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.