São Paulo, quinta-feira, 4 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Assembléia rejeita redução de salário

CLAUDIA VARELLA
DA AGÊNCIA FOLHA, NO ABCD

Metalúrgicos da unidade da Volkswagen em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo) rejeitaram ontem a proposta apresentada pela empresa, de redução de 20% na jornada de trabalho e nos rendimentos de seus funcionários.
A decisão dos metalúrgicos foi tomada em assembléias realizadas na porta da Volks durante as entradas e saídas de turnos.
A primeira assembléia, às 5h30, reuniu 10 mil metalúrgicos, segundo o sindicato da categoria. Aconteceram assembléias às 6h30, 7h30, 13h30 e 14h30, esta última com 5.000 metalúrgicos. Em São Bernardo, a Volks tem 22 mil funcionários.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (ligado à CUT), Luiz Marinho, disse que uma das alternativas a ser discutida com a empresa é aperfeiçoar a discussão sobre o "banco de horas" com jornada flexível. "Mas isso é insuficiente."
A Volkswagen, por meio de sua assessoria de imprensa, disse ontem que mantém a proposta de redução de jornada de trabalho e de salário em 20% e que as negociações com o sindicato continuam até o final do mês.
Marinho sugeriu que o sindicato, as montadoras e a cadeia produtiva devam se unir para, juntos, pressionar o governo para "abrir uma negociação tripartite".
"Queremos discutir alternativas que apontem para a retomada das vendas e da economia. Nós não aceitamos, de forma alguma, nem demissão em massa nem redução de salário", afirmou.
Pela proposta da Volks, a redução dos rendimentos recairia sobre o 13º salário, o adicional de férias e a PLR (Participação nos Lucros e Resultados).
Segundo Marinho, se a proposta fosse aceita, os trabalhadores não receberiam esses três benefícios no próximo ano.
A subseção do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) no sindicato calculou, segundo Marinho, que a soma dos três daria um desconto de 18,3% nos rendimentos dos metalúrgicos -1,7 ponto percentual a menos do que os 20% propostos pela empresa.

Texto Anterior: VW perde mercado em novembro
Próximo Texto: Proposta é uma 'tragédia', diz Ciro Gomes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.