São Paulo, quinta-feira, 4 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pnad tem outro resultado

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO
DA REPORTAGEM LOCAL

A concentração de renda apontada pela POF se choca com o resultado de outra pesquisa feita pelo mesmo IBGE. A Pnad (Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio) de 1996 apontou uma leve desconcentração de renda no país.
A POF aponta um aumento de 1,5% no Índice de Gini (que mede a concentração de renda) entre 1987 e 1996. A variação foi de 0,5698 para 0,5781. Já de acordo com a Pnad esse índice caiu de 0,589 para 0,581 no mesmo período.
Responsável pela POF, Márcia Quintsrl diz que não há contradição. Como a POF só tem dois pontos (1987 e 1996), não é possível falar em uma tendência, pois não se sabe o que aconteceu nesse meio tempo.
Anual, a Pnad mostra que houve um aumento da concentração de renda com a hiperinflação, em 1988 e 1989, e depois o Índice de Gini regrediu.
"A diferença entre os índices é muito pequena. E tanto a POF quanto a Pnad apontam para uma volta aos mesmos patamares", afirma Márcia.
Uma hipótese para explicar essa aparente contradição é que tenha havido uma melhoria da distribuição de renda no interior do país enquanto as grandes capitais sofriam o aumento da concentração.
A Pnad tem abrangência nacional, enquanto a POF é uma pesquisa feita apenas nas regiões metropolitanas.

Texto Anterior: Cresce a concentração de renda no país nos últimos dez anos
Próximo Texto: Trapalhada deve ser corrigida por nova MP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.