São Paulo, sexta-feira, 5 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mães protestam contra reajuste de 24% em colégio tradicional

MARTA AVANCINI
DA REPORTAGEM LOCAL

Um grupo de 60 mães de alunos do colégio Dante Alighieri, um dos mais tradicionais de São Paulo, está se mobilizando contra reajustes de até 24% na anuidade de 1998.
Hoje, elas começam a recolher assinaturas para um abaixo-assinado que vão encaminhar à direção da escola na próxima reunião do conselho administrativo, que deve ocorrer na próxima quinta-feira.
A mobilização começou ontem, quando elas se reuniram em frente à escola para atrair a atenção de outros pais para o problema.
"Queremos chegar a umas 500 assinaturas", disse uma mãe que está coordenando o movimento, mas que não quer se identificar por temer represálias da direção da escola contra seus filhos.
O grupo considera o reajuste elevado porque ele está muito acima da média praticada por outras escolas particulares de São Paulo.
A Confenen (Confederação Nacional de Estabelecimentos de Ensino) estima que a média de reajuste para 98 deva ser de 7%. Levantamento publicado pela Folha na última quarta-feira confirmou a estimativa da Confenen -13 entre 18 escolas ouvidas estão reajustando as anuidades até essa faixa.
"Queremos saber por que a nossa escola é diferente das outras. Não podemos ficar quietas diante de uma situação dessas", diz uma mãe. Ela conta que as mensalidades para a 1ª e a 3ª séries do 1º grau passaram de R$ 384,89, em 97, para R$ 480, em 98.
Além de explicações sobre o reajuste, o grupo exige esclarecimentos sobre como o dinheiro das mensalidades é usado.
"Desconfiamos que está havendo mau uso do dinheiro arrecadado com as mensalidades, e ninguém nos fornece as informações que queremos", disse a mãe.
A legislação vigente não obriga uma escola a fornecer planilha de custos aos pais, explica o advogado Adib Salomão.
"Como os contratos para 98 já estão assinados e os pais já concordaram com as condições estabelecidas, resta aos pais apenas recorrer à Secretaria de Direito Econômico, que é o único órgão que pode exigir uma explicação das escolas", diz Salomão.
Outro lado
A direção do Dante Alighieri informou que o aumento médio da anuidade em 98 será de 21,41%.
O reajuste é necessário porque, diz a escola, havia uma distorção decorrente do critério usado até este ano para calcular o valor das mensalidades -elas eram calculadas por uma média, o que gerou uma defasagem entre as mensalidades e o custo real.
Apesar do aumento, o Dante alega que as mensalidades da escola em 98 vão ficar, em média, 15% abaixo dos colégios que considera de mesmo nível.
Outra justificativa para o reajuste é a nova LDB (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional), que prevê aumento da carga horária.
Isso vai implicar, segundo a direção do colégio, aumento das despesas com professores.
Além disso, a escola alega que vai realizar melhorias pedagógicas a partir de 98, entre as quais estão a implantação de estão aulas de inglês regulares a partir da 2ª série do ensino fundamental e reformulação dos laboratórios de ciências.

Texto Anterior: Aposentado viu Vicente Rao ser feita
Próximo Texto: UMC e Belas Artes iniciam hoje suas provas de vestibular
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.