São Paulo, sexta-feira, 5 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seleção brasileira é modelo anti-racismo

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
ENVIADO ESPECIAL A JOHANNESBURGO

A seleção brasileira está sendo usada, pelo governo sul-africano, como exemplo ideal de convivência entre brancos e negros.
Em Soweto, subúrbio de Johannesburgo dominado pela comunidade negra, panfletos exibiam imagens de Ronaldinho, Romário e Zé Roberto, apresentados como representantes dos negros brasileiros, e Dunga, Leonardo e Taffarel, representando os brancos.
"Eles juntaram suas forças e foram campeões mundiais. Por que não fazemos o mesmo? Negros ou brancos, somos todos sul-africanos", diziam os panfletos.
Líderes negros de Soweto explicaram que eles foram impressos pelo governo federal, que tenta apaziguar os conflitos raciais na África do Sul.
O apartheid, política de segregação racial que predominou até o início dos anos 90, deixou marcas profundas no país.
Nos estádios de futebol, por exemplo, brancos e negros entravam por rampas separadas. Os lugares também eram distintos.
Hoje, mesmo com o fim do apartheid, não é comum vê-los misturados nos campos de futebol.
"Virou um costume os negros entrando de um lado, os brancos, de outro", disse o brasileiro Pio Nogueira, assistente-técnico do Moroka Swallow's, da primeira divisão sul-africana, que mora há dez anos em Johannesburgo.
Para Oto Maia, embaixador brasileiro na África do Sul, os panfletos mostram o interesse pela cultura brasileira. "Somos um país fruto da miscigenação. Na África, a cultura é diferente. Até o mulato é visto como uma terceira raça, não sendo bem aceito pelos negros, nem pelos brancos."
Ingressos esgotados
A atenção que o futebol brasileiro desperta na África é tanta que os bilhetes para o amistoso de domingo, contra a África do Sul, já estão esgotados.
No total, 61 mil entradas foram vendidas, apesar de a partida ter transmissão direta para Johannesburgo, cidade que abrigará o amistoso. O jogo, às 19h locais (15h de Brasília), será no Ellis Park.

Texto Anterior: Time deve fazer amistoso com a Jamaica
Próximo Texto: Acordo tira titulares da seleção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.