São Paulo, sexta-feira, 5 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rock'n'roll gaúcho tenta ganhar o Brasil

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REPORTAGEM LOCAL

Espremido geograficamente no extremo sul do país, o rock'n'roll brasileiro praticado à moda antiga às vezes ainda consegue chegar ao circuito Rio-São Paulo. O selo gaúcho Antídoto assinou contrato com a PolyGram e promete desaguar títulos lançados em Porto Alegre ao longo de um ano e meio.
A cantora e compositora Luciana Pestano, 24, foi a eleita pela PolyGram para abrir o pacote. A seguir, devem ser lançados a banda de rock pesado Tequila Baby e "A Sétima Efervescência", do psicodélico Júpiter Maçã, 29 -todos já em circulação no Sul.
A PolyGram entrou no negócio mostrando as garras. A capa do CD de Luciana foi alterada (veja fotos abaixo), para conferir à cantora um ar sensual -de costas nuas e seios cobertos só por cabelos.
"Confesso que a princípio torci o nariz para mudar a capa, mas a intenção foi qualificar mais o material gráfico. A sensualidade dela é natural, não é forçada", diz o diretor do Antídoto, Raul Albornoz. A imagem não faz suspeitar o que a artista oferece no CD. "O pessoal de Porto Alegre gosta muito de blues e rock'n'roll", diz Luciana, definindo sem querer seu próprio trabalho.
Como diferenciais, ela usa a voz rouca ("sempre fui rouca, costumo dizer que peguei uma gripe quando era pequena e nunca mais sarei") e o status de compositora.
"Há poucas mulheres fazendo tudo ao mesmo tempo. Quando descobri que tinha voz rouca, fui procurar cantoras/compositoras que tinham voz assim, como Angela RoRo, Marina, Janis Joplin. Mas influência, mesmo, sofri de Pretenders, Cowboy Junkies, Bob Dylan, Neil Young."
Ela usa a terra natal como possível justificativa para suas tonalidades menos tropicais. "O sul dos países é diferente, é mais blues, melancólico. Sinto muita influência do frio, do vento", define.
Nega qualquer propósito sensual nas fotos da segunda versão do CD. "Não sou essa coisa sensual. A foto dos cabelos na frente dos seios é rebelde, brava. Me senti uma índia gaúcha, segurando o violão como se fosse uma arma."
Ainda sem data exata de lançamento definida, o CD da entidade Júpiter Maçã ("Júpiter para o vovô, que tinha esse apelido, e Maçã por causa dos Beatles") é o trabalho solo de Flávio Basso, ex-vocalista e compositor da banda gaúcha Cascavelettes, um cult do rock nacional dos anos 80.
Basso define seu alter ego musical: "Júpiter Maçã não é um rock'n'roller. Não quero encher a cara, depredar hotel. Chamam-me cidadão psicodélico, com influências de Beatles, Mutantes, Syd Barrett, Caetano -embora não pareça-, Kinks, Raul Seixas".
A coincidência de que todos os modelos sejam ícones dos anos 60 é involuntária, segundo ele -embora não gratuita. "Sinto o cheiro de 67 e 68 quando saio na rua pelas manhãs. Mas não é sensação de saudade, gosto de 97", afirma.
Quem funciona como uma espécie de abre-alas dos artistas gaúchos que chegam agora ao Sudeste é Wander Wildner, ex-membro dos Replicantes, outra banda-símbolo do rock gaúcho dos 80.
Foi ele quem (re)abriu a trilha, lançando "Baladas Sangrentas" (96) pelo selo independente carioca Fora da Lei. A São Paulo, só chega agora, relançado pelo também independente Tinitus.
Define-se "underground", um roqueiro influenciado por Roberto Carlos, Stones, Neil Young, Iggy Pop, Sex Pistols, Ramones e Almôndegas que nada na contracorrente do domínio do pop nos 90.
"Não gosto da sociedade, sou punk. Essa globalização tornou todo mundo muito pop. O rock também fez muita porcaria, hoje são 20 bandas que só querem ganhar dinheiro. Estão ficando muito burros, fazendo tudo por causa da conta bancária. Para mim, o rock é tudo que existe, é minha vida."
Faz também a autocrítica local: "O cenário rock em Porto Alegre é maior que em qualquer capital brasileira. O problema é que as pessoas não conseguem sair. Nascem, crescem e morrem aqui -não se formou um ciclo evolutivo, mas um círculo. As pessoas que conseguem alguma projeção as que acabam saindo daqui".
É o que mostram os fatos e a persistente centralização: Wander divide seu tempo entre Porto Alegre, Rio e São Paulo, Júpiter passa uma temporada de duração indefinida em São Paulo e Luciana diz que pensa em se mudar para o Rio de Janeiro."Faço tudo pela música. Não tenho muita raiz em qualquer lugar", diz ela.

Texto Anterior: A arma está no tempero
Próximo Texto: Selo tem outros títulos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.