São Paulo, sexta-feira, 5 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA prometem sanções contra antiecológicos

CLÁUDIA PIRES
DE NOVA YORK

Os problemas de agressão ao meio ambiente podem levar os EUA a criar algumas sanções diplomáticas contra países que estão descuidando da ecologia.
Entre os alvos principais estariam os países asiáticos. Algumas regiões da Tailândia e Indonésia, por exemplo, que praticam desmatamento há anos, podem ser as primeiras a sofrer restrições do governo americano.
O levantamento de novas áreas consideradas em "perigo ecológico" é feito anualmente pelo Departamento de Estado dos EUA. Neste ano, seis novas áreas foram consideradas parte da "rodada do meio ambiente"-documento que relata os problemas dessas regiões.
As áreas que mais desenvolveram danos ecológicos, segundo o relatório, são as regiões próximas a Amã (Jordânia), Bancoc (Tailândia), San José (Costa Rica), Kathmandu (Nepal), Adis Abeba (Etiópia) e Tachkent (Uzbequistão).
O problema mais frequente registrado pelos técnicos de meio ambiente é o desmatamento e queimadas dessas regiões.
Em segundo lugar estão listadas as questões referentes à conservação e poluição de mares, oceanos e rios. A disputa pela água entre os países da Ásia vem na sequência.
O Brasil não faz parte da atual "rodada", mas é citado em alguns relatórios do departamento -são destacados problemas de desmatamento nas regiões amazônicas.
O Departamento de Estado não definiu quais seriam essas sanções.
'Guerra verde'
O debate sobre meio ambiente também já se tornou questão de segurança para os Estados Unidos.
Em algumas regiões, como na Jordânia por exemplo, a avaliação do Departamento de Estado é de que os problemas ecológicos interferem nas negociações de paz.
As pesquisas sobre novas áreas de atuação devem continuar em andamento na CIA. A agência de inteligência dos EUA implantou métodos de espionagem semelhantes aos utilizados durante a Guerra Fria para descobrir novos focos de "perigo ecológico".

Texto Anterior: O debate em Kyoto
Próximo Texto: Britânicos têm dinheiro judaico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.