São Paulo, sábado, 6 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Igreja deseja julgamento de dívida externa

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Igreja Católica brasileira planeja pedir ao Tribunal Internacional de Justiça, em Haia (Holanda), um julgamento sobre a moralidade da dívida externa dos países latino-americanos.
O anúncio foi feito ontem pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Raimundo Damasceno Assis.
Assis é um dos representantes brasileiros no Sínodo dos Bispos para a América, que acontece desde 16 de novembro no Vaticano e é coordenado pelo papa João Paulo 2º. Segundo o religioso, em entrevista a jornalistas estrangeiros no Vaticano, a igreja faria uma petição aos governos endividados -incluindo o Brasil.
Caso os países aceitem fazer o pedido de forma conjunta, este seria formalizado e apresentado à ONU e ao tribunal de Haia.
Assis acredita que, mesmo que o pedido seja enviado e rejeitado em Haia, um simples pronunciamento do tribunal a respeito já teria forte impacto na opinião pública.
Independente da proposta brasileira, os religiosos já não têm dúvida de que o relatório final do sínodo -que se encerra em 12 de dezembro- terá uma proposta endossada pelo papa sobre o problema da dívida externa.
Mas o tema será demarcado por um contexto ético, junto com outros problemas sociais sobre os quais a igreja se pronunciará "em sentido profético", de acordo com o bispo de Ibarra (Equador), Antonio Arregui Yarza, 56.

Texto Anterior: Livro que faz críticas à igreja volta às livrarias na segunda
Próximo Texto: Moon quer montar fazenda no Pantanal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.