São Paulo, domingo, 7 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diversidade contemporânea sobe ao palco

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Três espetáculos, dois deles encerrando temporadas hoje, mostram a diversidade de linguagens que marca a dança brasileira contemporânea.
No Instituto Cultura Itaú, a coreógrafa Lara Pinheiro apresenta "Quantas", interpretado por ótimo elenco, formado por bailarinas como Beth Risoléu, Deborah Furquin e Miriam Drüwe.
Resultado de pesquisas em ateliês de escultores como José Resende, Lígia Clark e Carlito Carvalhosa, "Quantas" explora as relações entre corpo e espaço.
Segundo Lara, para estabelecer um diálogo entre dança e escultura, a coreografia procura sobrecarregar o espaço, impondo força e energia, em contraposição a corpos aparentemente flexíveis, frágeis e transitórios.
Tom da personalidade
No Centro Cultural São Paulo, o evento Semanas de Danças oferece a chance de conhecer os trabalhos de duas importantes companhias gaúchas: o grupo Ânima, dirigido pela coreógrafa Eva Schul, e o Muovere, de Jussara Miranda.
Nesta primeira temporada em São Paulo, o Ânima mostra a coreografia "Tons", em que seis dançarinos expressam os diferentes tons, humores e nuanças da personalidade humana.
"Let's", de Jussara Miranda, procura recuperar o folclore da infância, sob a ótica do adulto.
Ao som de música especialmente composta pelo paranaense Marcelo Delacroix, a coreografia inspira-se nas cantigas de roda de diferentes épocas da cultura brasileira.
Inspirada na poesia
Na sacada do Estúdio Nova Dança, o centro de formação e pesquisa que procura lançar propostas renovadoras para a dança em São Paulo, a coreógrafa Adriana Grechi apresenta "Da Sacada, Tudo Passa a Ser Evento...".
Integrando a paisagem urbana à coreografia, essa peça é interpretada por Cristian Duarte, Lu Favoreto, Cristina Salmistraro e Georgia Lengos, cujas características físicas e poéticas serviram de inspiração à coreógrafa.

Espetáculo: Quantas, de Lara Pinheiro
Quando: até hoje, 19h
Onde: Instituto Cultural Itaú (av. Paulista, 149; tel. 011/238-1700)
Quanto: grátis (ingressos distribuídos a partir das 10h, no dia do espetáculo)

Espetáculo: Muovere Cia. de Dança e Ânima Cia. de Dança
Quando: até hoje, 20h30
Onde: Sala Jardel Filho do Centro Cultural São Paulo (r. Vergueiro, 1.000; tel. 011/277-3611, ramal 250)
Quanto: R$ 8

Espetáculo: Da Sacada, Tudo Passa a Ser Evento..., da Cia. Nova Dança
Quando: até dia 14 (sexta e sábado às 21h; domingo às 20h)
Onde: Estúdio Nova Dança (r. Treze de Maio, 240; tel. 011/259-7580)
Quanto: R$ 10

Texto Anterior: O repertório previsto
Próximo Texto: Peça de Brecht é encenada no Goethe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.