São Paulo, segunda-feira, 8 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ouvidor Mirim debate cidadania

PRISCILA LAMBERT
DA REPORTAGEM LOCAL

Para oferecer noções de valores de cidadania e direitos humanos para as crianças, a Ouvidoria Geral do Estado do Paraná criou, em 1996, o programa Ouvidor Mirim.
Agora, o projeto foi um dos vencedores do Prêmio Criança 97 da Fundação Abrinq.
Utilizando teatro de bonecos, uma equipe do programa visita escolas públicas com o objetivo de mobilizar estudantes e professores em torno de questões referentes aos direitos da criança.
Segundo João Elias de Oliveira, ouvidor-geral do Estado, as apresentações utilizam o folclore paranaense para resgatar o senso de civismo e patriotismo.
Eleição direta
No programa, são distribuídas cartilhas sobre cidadania, que provocam discussões em classe sobre os temas abordados.
"Percebemos os valores que a criança traz de sua família e de sua comunidade e tentamos contribuir para a formação de um aluno mais participativo e comprometido com seus deveres de cidadão", diz Oliveira.
Os ouvidores mirins são alunos escolhidos em eleição direta pelos próprios colegas de escola -o que já funciona como uma forma de mobilização. Eles têm canal de comunicação aberto com a Ouvidoria Geral.
(PL)

Texto Anterior: 'Doutores' auxiliam recuperação
Próximo Texto: Carentes têm aulas de dança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.