São Paulo, segunda-feira, 8 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

1ª série pública abre matrícula hoje em SP

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Começam hoje as matrículas nas redes estadual e municipal da cidade de São Paulo para a 1ª série do ensino fundamental (1º grau). Só serão aceitas crianças que tenham 7 anos completos até o dia 29 de fevereiro de 1998.
A rede estadual abre matrículas também nas outras cidades da Grande São Paulo e no sul do Estado. No norte e oeste do Estado, as escolas estaduais fizeram as matrículas para ingressantes no 1º grau na semana passada.
A garantia de vagas é por ordem de chegada -daí a formação de filas nas escolas conhecidas pela população como de boa qualidade. Essas escolas também têm como critério de prioridade na matrícula a proximidade da residência.
Para a matrícula, os pais devem levar a certidão de nascimento da criança. É vedada a cobrança de qualquer taxa, mas os pais podem -se quiserem- contribuir no ato da matrícula com a Associação de Pais e Mestres (APM).
À tarde
Ambas as redes públicas da capital (municipal e estadual) farão essas matrículas até sexta-feira, dia 12. Mas, até quinta-feira, as escolas estaduais só farão matrículas no período da tarde. Na sexta, será o dia todo. Nas escolas municipais o atendimento é de manhã e à tarde (leia quadro abaixo).
Na semana que vem há um calendário diferenciado de matrículas para crianças que completem 7 anos entre 1º de março e 30 de junho de 1998.
Crianças que ingressam na 1ª série recebem o número de RG (Registro Geral), inicialmente chamado de RG Escolar, mas que depois constará na cédula de identidade.
Todo o processo de matrícula é informatizado -tanto para garantir a fiscalização do RG como para evitar matrícula em mais de uma escola pública.
Calcula-se que no Estado de São Paulo cerca de 500 mil crianças ingressarão na 1ª série este ano. A rede estadual tem 6,5 milhões de alunos e a municipal, 800 mil.
Outras séries
As inscrições para outras séries do 1º grau e do ensino médio (2º grau) estão abertas. Alunos que já estudam na rede pública paulista, além de ter vaga garantida, têm preferência de colocação sobre alunos que saem de outras redes.
Com a proibição de que crianças de 6 anos ingressem na 1ª série, a solução para os pais é buscar escolas de educação infantil (as chamadas pré-escolas).
A rede municipal de São Paulo abre inscrição para as pré-escolas na próxima quinta-feira. Os dias 11 e 12 serão destinados a crianças de 6 anos; dias 15 e 16, de 5 anos; e dia 17, de 4 anos. As crianças devem ter essas idades até 30 de junho de 98. Nesse caso, deve-se levar também a caderneta de vacinação.
(FR)

Texto Anterior: Motorista morre em colisão na Tamoios
Próximo Texto: Matrícula deixa pais em fila por 182 horas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.