São Paulo, segunda-feira, 8 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Mundo...' só tem mais dinossauros

MARIANE MORISAWA
DA REDAÇÃO

Se "Velocidade Máxima 2" apresenta mudanças cosméticas, que parecem formar um filme novo apenas repisando uma base velha, "O Mundo Perdido", continuação de "Jurassic Park - Parque dos Dinossauros", nem isso.
O mago das bilheterias Steven Spielberg fez uma sequência quase idêntica ao filme original.
"Parque dos Dinossauros" já era uma produção muito calcada nos efeitos especiais, com roteiro quase nulo. Mas, por conter uma certa novidade, conseguia manter a respiração do espectador presa -ainda que por alguns poucos segundos.
A sequência tem mais dinossauros, que se movimentam mais e parecem reais, mas pouco roteiro e nenhum susto.
A história: o milionário John Hammond (Richard Attenborough, um dos poucos remanescentes do filme anterior) chama o matemático Ian (Jeff Goldblum, outro que restou) para lhe contar algo. Ele diz que existe uma ilha que servia como um criadouro para o parque dos dinossauros destruído no filme original.
Nesse lugar, chamado de Sítio B, os animais vivem soltos, mas estão ameaçados. John quer que Ian volte a conviver com os simpáticos bichinhos para protegê-los de caçadores. Em princípio, Ian não aceita, até que descobre que sua namorada, Sarah (Julianne Moore), já está na tal ilha.
No Sítio B, Ian irá enfrentar os imensos e ferozes tiranossauros e também uma equipe liderada pelo caçador profissional Roland (Pete Postlethwaite), que quer transformar os dinossauros em bichos de zoológico, levando-os a San Diego.
Sarah é a paleontóloga destemida e imprudente, que quase sempre coloca em risco a vida de todos. Mesmo que por causas "humanitárias", como cuidar do machucado de um filhote de tiranossauro -o que acaba servindo de pretexto para que o bichão apareça, atacando o carro onde estão os personagens bonzinhos do filme.
Em "Parque dos Dinossauros", também era um carro o alvo do tiranossauro depois de fugir do cercado onde ficava preso.
Mesmo fazendo apenas um repeteco de "Parque dos Dinossauros", Spielberg é Spielberg, e "O Mundo Perdido", realizado com cerca de US$ 70 milhões, arrecadou mais de US$ 220 milhões, só nos Estados Unidos.
(MaM)

Filme: O Mundo Perdido: Jurassic Park
Produção: EUA, 1997, 128 min
Direção: Steven Spielberg
Com: Jeff Goldblum, Julianne Moore, Pete Postlethwaite, Richard Attenborough Lançamento: CIC (011/816-0852)

Texto Anterior: Sequências que só repetem os originais; 'Velocidade 2' troca ônibus por navio
Próximo Texto: Os Dez Vídeos Mais Retirados do Mês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.