São Paulo, segunda-feira, 8 de dezembro de 1997
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Combustível pode ter derrubado avião

Governo suspeita que produto ruim afetou turbinas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A utilização de combustível de má qualidade pode ter provocado anteontem a queda do avião militar russo Antonov-124 sobre uma área residencial na periferia da cidade de Irkutsk, na Sibéria (Rússia), causando a morte de pelo menos 42 pessoas.
Autoridades suspeitam que o combustível de má qualidade tenha feito falhas duas turbinas.
Durante todo o dia de ontem, e sob uma temperatura de cerca de até menos 30 graus Celsius, em torno de 1.400 pessoas tentavam resgatar mais vítimas presas nos escombros dos edifícios destruídos pelo avião.
Em reunião com o primeiro-ministro russo, Viktor Chernomyrdin, que viajou até Irkutsk, Serguei Shoygu, responsável pelo resgate, afirmou que 394 pessoas estavam na "zona de risco" -no próprio avião ou na área atingida.
Dessas 394, 330 já teriam sido localizadas com vida. Como já foram encontrados 42 corpos, havia ainda 22 desaparecidos.
Devido ao frio excessivo, as autoridades tinham pouca esperança de encontrar mais sobreviventes.
As primeiras informações, divulgadas anteontem logo após o acidente, estabeleciam o número de mortos em até 150.
À medida que o resgate se desenvolvia, a quantidade de vítimas fatais foi sendo reduzida. Até ontem, entretanto, não havia um número definitivo de mortos.
Quinze pessoas foram hospitalizadas com ferimentos e queimaduras, entre elas sete crianças, que, na hora do acidente, encontravam-se em um orfanato parcialmente destruído.
O Antonov-124, um dos maiores cargueiros do mundo, caiu cerca de 25 segundos depois de decolar de uma fábrica de aviões na região.
Ele transportava dois jatos militares Sukhoi-27 vendidos para o Vietnã e levava cerca de 100 toneladas de combustível, motivo do grande incêndio ocorrido.
"Pensei que era uma explosão nuclear. Houve um estrondo no céu e, em seguida, uma enorme bola de fogo", disse Nikolai Garanin, que testemunhou a queda.
O governo russo determinou a abertura de uma investigação criminal para apurar causas e proibiu, momentaneamente, vôos de aviões Antonov-124. Esse é o quinto acidente com esse tipo de avião desde 1992.
Além da possível utilização de combustível de má qualidade, um deslocamento brusco da carga, problemas técnicos ou erro humano podem ter causado a queda.
O número de acidentes aéreos na Rússia, assim como em outras repúblicas que integravam a URSS, cresceu nos últimos anos.
Especula-se que o motivo pode ser a falta de manutenção, violação a normas de segurança e medidas de contenção de custos.

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