São Paulo, segunda-feira, 8 de dezembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Selva resgata sonho de ver o bicho solto

Panorama é variado

MARISTELA DO VALLE
ENVIADA ESPECIAL À ÁFRICA

Conhecer a África é resgatar o desejo infantil de ver os animais selvagens livres; é praticar esportes radicais no deserto da Namíbia; é penetrar no cotidiano de países jovens, cuja recente independência ainda pode ser rememorada pela primitiva população local.
O visitante não vai desvendar a história de castelos, como na Europa, nem fazer pesquisa de preços para consumir, como nos EUA.
Na África, o turista tem compromisso com a aventura, que começa com a procura, de jipe ou lancha, dos elefantes e leões.
Percorrer de carro o agreste solo africano oferece a oportunidade de adentrar as cidadezinhas e observar os habitantes despreocupados: as mulheres levam os filhos em tecidos amarrados nas costas; os frentistas de posto de gasolina até parecem usar roupa social.
O carro também permite a descoberta gradual dos contrastes de vegetação e clima: montanhas áridas e calor seco em Damaraland; troncos retorcidos no parque Etosha, onde o sol bronzeia sem causar sofrimento; vegetação verde no parque Chobe, em Botsuana.

Próximo Texto: O que levar na bagagem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.