São Paulo, quarta-feira, 10 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Professor questiona Rede Globo

DO ENVIADO ESPECIAL

A relação TV/interesses políticos foi um dos pontos altos do debate sobre mídia, cultura e identidade cultural, que marcou o encerramento da conferência de Oxford sobre o Brasil.
O professor Perry Anderson, da UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles) afirmou que a Rede Globo influenciou a eleição dos presidentes Fernando Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso.
"Discordo completamente de tudo o que foi dito", afirmou o vice-presidente das Organizações Globo, João Roberto Marinho, um dos palestrantes.
"A famosa edição do último debate no segundo turno (da eleição em que Collor derrotou Luiz Inácio Lula da Silva, em 1989) obedeceu a critérios jornalísticos", disse Marinho.
"Collor foi muito melhor que Lula no debate. A primeira edição da reportagem (que tinha sido levada ao ar no "Jornal Hoje") tentava mostrar um equilíbrio entre os dois candidatos. Isso não é jornalismo. Isso é errado. Nunca faremos novamente", afirmou, para explicar porque a edição do debate no "Jornal Nacional" deu mais destaque a Collor.
Marinho disse que Collor subiu nas pesquisas porque tinha uma "incrível capacidade de comunicar" e que, se for novamente à TV, isso irá se repetir.

Texto Anterior: Hobsbawm critica a desigualdade social
Próximo Texto: Covas nega irregularidades na CDHU
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.