São Paulo, quarta-feira, 10 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Senado aprova empréstimo externo ao PR

ALEX RIBEIRO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Estado vai receber US$ 486 milhões; transação recebeu parecer desfavorável do Tesouro Nacional

O Senado facilitou ontem a aprovação de três empréstimos internacionais ao Paraná, num total de US$ 486 milhões, que receberam pareceres desfavoráveis do Tesouro Nacional.
A análise dos empréstimos havia sido suspensa pela CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado, em maio, até que o Estado apresentasse o contrato que dá vantagens para a Renault se instalar em São José dos Pinhais (PR).
Como o governador do Paraná, Jaime Lerner (PFL), negou-se a apresentar o contrato, a análise dos empréstimos ficou paralisada.
Ontem, a CAE aprovou requerimento que determina a apresentação do contrato a uma subcomissão do Senado que trata da guerra fiscal entre Estados.
Na prática, a manobra desvinculou uma coisa da outra. Assim, a CAE marcou para a própria noite de ontem uma sessão para votar os pedidos de empréstimo.
Às pressas, durante a tarde, o relator do assunto, senador Osmar Dias (PSDB-PR), preparava o parecer final, contrário ao pleito.
Dias reuniu-se ontem com o chefe-adjunto do Departamento da Dívida Pública do Banco Central, Vicente Diniz, que apresentou o terceiro parecer da instituição que desaconselhava o empréstimo.
O Senado também recebeu um novo documento do Tesouro Nacional, de 5 de dezembro, contrário ao financiamento.

Texto Anterior: Cofap demite mais 125 em Santo André
Próximo Texto: Tributo sobre renda variável será revisto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.