São Paulo, quarta-feira, 10 de dezembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Vasco utiliza ajuda de pai-de-santo

SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

Para conquistar o título do Campeonato Brasileiro, o Vasco vai contar com a ajuda da umbanda.
O massagista Eduardo Santana, 68, o pai Santana, disse ontem que "está preparando um trabalho especial para amarrar o Palmeiras".
"Vou fazer de tudo para não deixar o time deles andar em campo", disse Santana, pai-de-santo há mais de 30 anos.
O massagista contou que hoje deverá finalizar o trabalho no cemitério do Catumbi, na zona norte do Rio. "Estou apenas aguardando os guias me apontarem o bicho que tenho que sacrificar para complementar o trabalho", afirmou.
Santana, que diz receber a entidade Seu Cruzeiro das Almas, contou que desde o início da semana está fazendo "trabalhos para segurar o time paulista" com a ajuda da sobrinha, que é mãe-de-santo.
O massagista prefere fazer mistério e se recusa a comentar como deverá ser feito "o trabalho principal". "Não falo de jeito nenhum o que vou usar. Se não eles podem bloquear o nosso trabalho."
Apesar do suspense, Santana repetirá o trabalho que fez antes da goleada do Vasco sobre o Flamengo, por 4 a 1, há uma semana, no Maracanã. O resultado garantiu a classificação do time carioca para a decisão do Brasileiro.
"Naquele jogo, eles não fizeram nada", disse.
O atacante Edmundo também recebe um tratamento espiritual especial de Santana. "Todo dia faço um pedido para o Edmundo."
Santana é uma figura folclórica no Vasco. Adorado pelos torcedores, que gritam seu nome antes dos jogos, e pelos jogadores.
"Pelo Vasco, faço qualquer coisa, até trabalhar contra o meu compadre", disse o massagista, referindo-se ao técnico do Palmeiras, Luiz Felipe Scolari, com quem trabalhou no Oriente Médio.
Santana trabalha no Vasco há mais de 40 anos. Nesse período, ele já comandou time.
"O Tim, técnico do do time na época, passou mal durante uma excursão, entrei no lugar dele, e o Vasco venceu", contou Santana.

LEIA mais sobre as finais do Brasileiro à pág. 3-16

Próximo Texto: Lopes quer contra-atacar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.