São Paulo, quarta-feira, 10 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sistema tem boa velocidade

ESPECIAL PARA A FOLHA

A placa de captura de vídeo suporta os padrões NTSC, PAL e Secam e possui entradas para vídeo composto e S-vídeo. Assim, fontes como videocassetes, videolasers e outros tipos de câmera podem ser conectadas à placa.
O barramento PCI da placa de captura de vídeo garante uma comunicação mais rápida com o processador, permitindo que uma boa taxa de quadros por segundo (qps) seja capturada.
Resoluções de até 768 X 576 pontos (sistema PAL) e 640 X 480 (NTSC) podem ser alcançadas com velocidade geralmente menor que 22 quadros por segundo, sem compactação de dados. A taxa depende da quantidade de cores (16, 24 ou 32 bits por pixel).
Para que essa alta taxa de captura possa ser efetivamente arquivada no disco rígido da máquina, é necessário que esse disco suporte a grande velocidade de transferência de dados requerida.
No sistema testado, com disco padrão IDE (o sistema mais comum nos PCs vendidos no Brasil), ocorreram perdas significativas de até 80% dos quadros, no modo de alta resolução.
Os testes mostraram que sequências de vídeo PAL capturadas com 16 bits de cor, sem compactação de dados, atingiram aproximadamente a velocidade da câmera (30 qps) em discos IDE, em resolução de 192 X 144 ou 384 X 288 pixels.
O olho humano enxerga como sequência contínua e real imagens com taxas superiores a 24 qps, como o cinema (24 qps) e os padrões de TV (geralmente 25 ou 30 qps).
Vários métodos de compactação estão disponíveis. O que apresentou melhores resultados foi o fornecido pela PixelView, próprio para sua placa, mesmo tendo uma perda considerável de quadros por segundo para compactação em tempo real.
A relação custo/benefício do produto é muito boa. O usuário deve estar atento para as diversas opções de placas oferecidas pela Prolink (leia texto nesta página). Pode-se, por exemplo, optar por uma placa com TV e adaptador VGA, melhorando ainda mais a relação custo/benefício do conjunto.

Texto Anterior: Conheça os recursos do software de comunicação
Próximo Texto: Confira as características do kit
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.