São Paulo, sexta-feira, 12 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aluno terá de entrar com 6 anos na escola

BETINA BERNARDES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O tempo de escolaridade obrigatória do ensino fundamental aumentará de oito para nove anos e o aluno deverá ingressar na escola aos 6 anos.
A jornada do ensino fundamental passará de quatro para sete horas diárias nos próximos dez anos.
Essas são algumas das prioridades do novo Plano Nacional de Educação, que será entregue ao Congresso na semana que vem pelo ministro da Educação, Paulo Renato Souza.
O plano estabelece metas para a área, que deverão ser atingidas no prazo máximo de dez anos. Ele foi elaborado pelo Ministério da Educação após debates com secretarias estaduais e municipais da Educação e especialistas da área.
A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) determina que a jornada escolar da 1ª à 8ª série do 1º grau) tenha pelo menos quatro horas de trabalho em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola.
A adoção, pelo plano, de um número maior de horas diárias de permanência na escola, não significa que essas horas sejam obrigatoriamente dedicadas a aulas.
"Os estudantes poderão fazer o dever de casa no próprio colégio, estudar com os professores, tirar dúvidas. É uma tendência que se verifica em países como Estados Unidos e Inglaterra", diz Maria Helena de Castro, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

Texto Anterior: 'Guarda Belo' de SP ajuda morador
Próximo Texto: Meta de sete horas no colégio precisa de discussão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.