São Paulo, sexta-feira, 12 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bovespa cai 3,72% no rastro de NY

Títulos da dívida recuam 7% no exterior

LUIZ CINTRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A Bolsa de São Paulo não escapou ontem da nova rodada do efeito-dominó que desde junho tem atingido os mercados financeiros pelo mundo. No pior momento do dia, a Bolsa paulista chegou a cair 6,4%, para fechar com queda de 3,72%.
Seguindo o fuso horário, os mercados foram abrindo em queda na Ásia, Europa e depois nos EUA e Brasil. Na primeira hora de negócios, o Ibovespa, do mercado paulista, já registrava desvalorização de 5%.
Os títulos brasileiros negociados em Nova York foram a principal referência para os negócios no Brasil. Lá os papéis da Telebrás chegaram a cair 6,3% e os títulos da dívida brasileira recuavam até 7%.
A principal preocupação dos investidores por ora é tentar medir o estrago da crise asiática sobre as demais economias.
Não por outro motivo as ações mais afetadas ontem nas Bolsas da Europa e EUA foram as de maiores laços com a Ásia.
No Brasil, o juro chegou a 41% ao ano. O dólar para entrega futura, conforme bancos e corretoras comentavam ontem, só fechou em queda por conta da atuação de instituições ligadas ao governo.

Texto Anterior: Mergulho do won traz crash de volta
Próximo Texto: Upgrade no Brasil; Dever de casa; Alvo principal; Descendo a ladeira; Sentido oposto; Prejuízo socializado; Queda livre; Espaço para cair; Discriminação sindical; A conferir; Saque no Mercosul; Idéia premiada; Questão de preço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.