São Paulo, sexta-feira, 12 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grife dos chefs chega ao supermercado

CRISTIANA COUTO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Não é preciso mais ir a bons restaurantes para comer pratos sofisticados dos chefs de cozinha badalados da cidade.
Redes de supermercados como Pão de Açúcar, Carrefour e Sé já vendem pratos executados por chefs de restaurantes como Roanne, La Vecchia Cucina, Sapore di Pasta e La Tambouille (veja quadro à direita).
Alguns chefs também montaram lojas para vender sua "marca", com produtos frescos, para clientes que não querem pagar mais nos restaurantes ou que desejam, simplesmente, comer em casa.
O chef Emmanuel Bassoleil, do francês Roanne, uniu seu nome ao do Carrefour e criou uma linha de nove receitas exclusivas, executadas pelos supermercados da rede em todo o país.
Tortas e quiches
"A proposta é ter uma linha diferenciada para divulgar a cultura francesa a pessoas que não têm oportunidade de ir a um restaurante mais caro como o Roanne", afirma o chef.
Bassoleil criou três receitas mais simples de tortas e quiches, dois tipos de patês -acondicionados em potes de porcelana- e quatro folhados, prontos para consumo.
As sobremesas do chef francês entram no "cardápio" do Carrefour no ano que vem.
As receitas dos italianos Sapori di Pasta e La Tambouille, comandados pelos chefs Carla e Giancarlo Bolla, respectivamente, são encontradas em três lojas do Pão de Açúcar. São 26 opções de massas frescas e pratos congelados, com preços que variam de R$ 14 a R$ 30 o quilo.
Para divulgar suas marca, o restaurateur Sérgio Arno optou pelas massas recheadas que fazem sucesso no La Vecchia Cucina, vendidas em lojas do Pão de Açúcar e Sé Supermercados.
Lojinhas dos chefs
Mas a maior variedade de produtos com a "marca" de Arno fica em sua loja, a Alimentari di Sérgio Arno, inaugurada há uma semana.
São mais de 70 produtos prontos para levar para casa e esquentar: salmão assado, costeleta de cordeiro e cuscuz, aves, tortas.
Saladas (camarão com chuchu), sanduíches e antepastos são algumas das sugestões frias, feitas para a loja.
Com sistema de entregas em algumas regiões de São Paulo, a loja Mesa III, da chef Ana Soares, responsável pela cozinha de bares como Nabuco e Original, criou 40 opções de massas e molhos com "ar de sofisticação".
"As massas são fáceis, um prato só resolve o jantar e ainda tem um toque do cliente, que pode finalizar", diz Soares. Os molhos, como o de laranja e alcachofra, são vendidos em litros.
Mais voltadas para as sobremesas tipo pronta entrega, a chef Lindinha Sayão, do Dolce Villa (r. Pedroso Alvarenga, 554, tel. 011/3061-9882), e a "pâtissière" Vanessa Fiuza, do Le Chef Rouge (r. Bela Cintra, 2.238, tel. 011/881-7539), vendem suas tortas nas docerias criadas no próprio balcão dos restaurantes.
Devido à procura, sempre é recomendável fazer encomendas das sobremesas com antecedência.

Texto Anterior: Instrumentos usados em Cuba são remendados
Próximo Texto: Leve o chef para casa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.