São Paulo, sexta-feira, 12 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oviedo decide reaparecer e se entregar

General está foragido desde outubro

DA REPORTAGEM LOCAL

O general da reserva Lino Oviedo, ex-chefe do Exército paraguaio, vai se apresentar hoje, em Assunção, para cumprir uma ordem de prisão disciplinar de 30 dias, decretada pelo presidente do Paraguai, Juan Carlos Wasmosy.
A decisão foi tomada ontem depois que a Corte Suprema de Justiça do país anulou um habeas corpus preventivo que evitava sua prisão, concedido no mesmo dia em que ela foi decretada, no último dia 3 de outubro.
Wasmosy, na sua condição de comandante-chefe das Forças Armadas, decretou a prisão de Oviedo depois que o general o acusou de corrupção e covardia.
"O general estava escondido porque havia um habeas corpus que o protegia. Mas sempre disse que respeitaria a Justiça. Com a revogação do habeas corpus, ele decidiu se entregar", afirmou seu advogado, José Francisco Aplleyard, à Folha.
Oviedo está foragido desde o final de outubro, quando o Exército invadiu sua casa em Assunção, com o objetivo de prendê-lo.
A disputa entre Wasmosy e Oviedo começou em abril de 1996, quando o general, então chefe do Exército, rebelou-se com o presidente e ameaçou derrubá-lo.
Após 20 horas de motim, os dois fizeram um acordo: o general se renderia e, em troca, seria nomeado ministro da Defesa. O presidente não cumpriu a promessa e mandou-o para a reserva.
Oviedo intensificou sua campanha a presidente pelo mesmo partido de Wasmosy, o Colorado.
Em 7 de setembro último, ele derrotou o pré-candidato presidencial, Carlos Filizolla, nas prévias internas do partido e tornou-se o candidato oficial. As eleições estão marcadas para 10 de maio de 98.
Para Raquel Oviedo, mulher do general, ele está sendo vítima de uma perseguição política.
O presidente Wasmosy declarou-se satisfeito com a decisão da Justiça e afirmou que Oviedo deve cumprir a lei "e não pisoteá-la, como está acostumado".

Texto Anterior: Com ironia, general Pinochet diz que votou em comunista
Próximo Texto: Cúpula da União Européia discute ampliação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.