São Paulo, sábado, 13 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostra exibe oito brasileiros renovados

DA REDAÇÃO

Filmes importantes da cinematografia nacional são exibidos, a partir de hoje, com entrada franca, na Sala Cinemateca Folha, em São Paulo.
O ciclo traz oito títulos escolhidos entre os 30 restaurados pela Cinemateca Brasileira.
"Mulher de Verdade", dirigido em 1953 por Alberto Cavalcanti, abre hoje a mostra, às 16h40. O filme conta a história de uma mulher, Amélia, que se casa ao mesmo tempo com dois rapazes.
Amanhã, às 17h, será exibido o filme "O Estranho Mundo de Zé do Caixão" (1968), de José Mojica Marins, que dirige os três episódios da produção: "O Fabricante de Bonecas", "A Tara" e "A Ideologia".
Na terça, o ciclo apresenta "É Proibido Beijar", dirigido por Ugo Lombardi em 1954, com Tonia Carrero no elenco.
No dia seguinte, às 16h50, é a vez de "O Pagador de Promessas" (1962), dirigido por Anselmo Duarte, único vencedor brasileiro da Palma de Ouro do Festival de Cannes.
Na quinta, às 17h, será apresentado "Porto das Caixas" (1963), de Paulo César Saraceni, com Irma Alvarez e Reginaldo Faria.
Na sexta-feira, às 16h40, o público poderá conferir "A Primeira Missa" (1960), de Lima Barreto.
"Barravento" (1961), primeiro longa-metragem de Glauber Rocha, é a atração do sábado, dia 20, às 17h.
Fechando a mostra no domingo, dia 21, às 17h, "Meteorango Kid, Herói Intergalático", dirigido por André Luiz de Oliveira em 1969.
Restauração
Em 1996, o laboratório de restauração da Cinemateca foi reaberto e, nestes dois últimos anos, com o apoio da Secretaria para o Desenvolvimento do Audiovisual e do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), conseguiu recuperar as matrizes de 30 filmes brasileiros.
O plano de restauração tentou escolher um pouco de cada uma das fases mais importantes do cinema nacional -chanchada, Vera Cruz, cinema novo-, levando em conta o estado de conservação dos filmes. Os mais precários, aqueles que estavam quase se perdendo, foram selecionados para serem os primeiros restaurados no novo laboratório.
Além dos filmes apresentados na mostra, já foram restauradas obras como "Simão, o Caolho", "Como Era Gostoso Meu Francês", "Ganga Bruta" e "Terra em Transe".

Ciclo: Filmes Restaurados pela Cinemateca Brasileira
Quando: de hoje até o dia 21 de dezembro
Onde: Sala Cinemateca Folha (largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, tel. 5084-2177)
Quanto: entrada franca

ACOMPANHE diariamente a programação da mostra no roteiro de cinema do Acontece

Texto Anterior: Oscar Wilde deixa os palcos e vai às telas
Próximo Texto: Evento reserva obras ímpares
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.