São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Processo tem quatro checagens

DA REPORTAGEM LOCAL

O número de anúncios publicados pela Folha a cada edição passa por um processo de verificação que inclui quatro checagens.
Antes do fechamento do jornal, é contabilizado o total de anúncios com base no número de APs (autorizações de publicação) -documento que serve como registro de todo anúncio existe na Folha.
O número que o jornal muitas vezes publica em sua Primeira Página, por exemplo, é fruto dessa primeira checagem.
No dia seguinte, já com o jornal impresso, a equipe responsável pelo faturamento faz uma segunda verificação: compara se, para cada AP, existe realmente o anúncio ao qual ela corresponde.
Esses dados são enviados, um dia depois, para a diretoria financeira da empresa, onde uma equipe de 23 pessoas faz uma terceira verificação, mais precisa.
Segundo a diretora-adjunta financeira, Telma Cunha, 37, cada profissional compara novamente o número e as especificações das APs com os anúncios publicados, além de classificá-los em diferentes categorias. Um anúncio de varejo, por exemplo, é classificado com o código 1200.
Nesse processo, para fins de contabilidade final do número de anúncios que a Folha traz, são retirados os que foram fruto de alguma permuta com o anunciante e que, por esse motivo, não foram pagos em dinheiro.
Telma Cunha afirma que ainda existe um quarto momento de verificação, para que não haja nenhum erro no processo. Diariamente, quando são aferidos os números da edição, os dados reunidos em todos os dias daquela quinzena são novamente checados.

Texto Anterior: Folha é líder em classificados pagos
Próximo Texto: Conar sustou campanhas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.