São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Olho é vítima fácil de infecção

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Os olhos são vítimas frequentes dos problemas de verão.
A oftalmologista Magda Raquel Fincatto diz que aumenta significativamente o número de casos de conjuntivite (infecção nos olhos) nesse período.
Segundo Magda, a maior parte das conjuntivites é causada por vírus. A aglomeração nas praias e clubes facilita a propagação desse tipo de infecção. As conjuntivites virais são, em geral, de duração e intensidade limitadas.
A pessoa enfrenta sensação de areia nos olhos, dor, lacrimejamento, vermelhidão e dificuldade de olhar para a luz (fotofobia).
Para aliviar essa situação, Magda recomenda compressas frias, colírios lubrificantes, limpeza dos olhos com água boricada e uso de óculos escuros.
Medidas básicas de higiene, como usar fronha e toalhas próprias e lavar bem as mãos depois de mexer nos olhos, evitam que outras pessoas da casa se contaminem.
Quem frequenta piscinas tem de ficar atento para o cloro, que é usado para manter a água livre de microorganismos e pode ser um potente irritante para os olhos. A irritação dos olhos também pode facilitar o aparecimento de uma conjuntivite viral.
Quem está com quadro muito intenso de conjuntivite e quem não melhora com as medidas convencionais deve procurar ajuda de um oftalmologista. Magda diz que colírios com antibióticos ou com corticóides só podem ser prescritos pelo médico.
(JB)

Texto Anterior: Excesso de álcool lota hospitais na praia
Próximo Texto: Umidade no ouvido provoca otite
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.