São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indústria quer elevar a coleta

MARIO CESAR CARVALHO
DA REPORTAGEM LOCAL

As indústrias de bebidas e de embalagens é contra o projeto de lei que as obriga a recomprar as embalagens plásticas.
"Taxar a indústria de embalagens vai dificultar a reciclagem", diz Roberto Torres, presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Embalagens de PET.
A associação quer elevar o nível de reciclagem aumentando o preço do plástico. Um dos projetos é permitir que as garrafas sejam reaproveitadas para fazer garrafas.
Esse uso é proibido pelo Ministério da Saúde -plásticos reciclados não podem ser reaproveitados em embalagens de alimento e bebidas.
Comissão do Mercosul liberou há duas semanas essa aplicação desde que o plástico reciclado não entre em contato com a bebida.
Como a garrafa é feita em três camadas, a que está em contato com o líquido é de plástico virgem. O Ministério da Saúde deve liberar essa aplicação no próximo ano. Nos EUA, foi aprovada em 1993.
Com o novo uso, Torres estima que a tonelada vá de R$ 80 para R$ 110. "Aí o pessoal da rua vai descobrir o plástico", diz.
(MCC)

Texto Anterior: Projeto torna a reciclagem obrigatória
Próximo Texto: Crimes sexuais assustam Sapucaia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.