São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 1997
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Excesso de páginas prejudica visualização das experiências

REGULAR
Segundo a psicóloga Mônica Farah Kotait Augusto, do Centro de Integração Empresa Escola (Ciee), o currículo da leitora Teresa Cristina Oliveira é bom, mas peca pela quantidade de páginas, que dificultam a visualização de suas realizações profissionais
A
Curriculum vitae
Dados Pessoais
Teresa Cristina de Oliveira
Av. xxxxx
Taubaté, SP
CEP: xxxxx
Brasileira
22 anos, solteira

B
Objetivo
Atuar no mercado de trabalho na área de comunicação social (relações públicas)

C
Formação acadêmica
Graduada em comunicação social com habilitação em relações públicas (Universidade de Taubaté, Unitau, 1994 a 1997);
Técnica em processamento de dados (Colégio Idesa, 1991 a 1993)

D
Cursos complementares
Qualificação profissional em datilografia, Senac;
Seminário especial de cerimonial e protocolo na administração pública, Celacade;
Técnicas de apresentação, 3M;
Treinamentos relativos a ISO 9000;
Finalizando o nível básico em inglês (conversação e gramática);
Treinamentos;
Empowerment;
Negociação;
"A Caminho da Eficácia";
"Administração de Tempo e Eficácia de Reuniões";
Informática (MS-Dos, Windows, Word, Excel, PowerPoint, Flow-Charting, Internet)

E
Histórico profissional
General Motors do Brasil Ltda., São José dos Campos, SP
Caráter: estagiária
Função: estagiária na área de relações públicas
Período: início em 03/02/97 e término em 19/12/97
Qualificações adquiridas: rotinas operacionais, como edição de matérias para quadros de aviso e realização de "clipping" diário; rotinas administrativas, como pagamento de notas fiscais e processos de doação e patrocínio; assessoria e empréstimo de veículos para jornalistas do Vale do Paraíba; apoio em programas institucionais, como o "Projeto Verde" e "Empresários para o Futuro"; apoio em eventos, como o "Dia do Chevrolet" e inauguração da fábrica de caminhões; campanhas internas, como a "Campanha do Agasalho" e do alimento; participação em feiras e exposições, como o "Salão de Automóveis" e "Transpo"; distribuição de material promocional; acompanhamento no programa de visita de escolas, parente de funcionários, visitas nacionais e internacionais; atendimento ao público interno e externo; envolvimento no programa "Empresários para o futuro" na posição de conselheira de relações públicas; contatos com a autoridades como governo, imprensa, outras empresas, fundações e instituições.
Basf S.A., Guaratinguetá, SP
Caráter: estagiária
Função: estagiária na área de comunicação social
Período: início em 13/05/96 e término em 31/01/97
Qualificações adquiridas: rotinas operacionais, como edição de quadros de avisos, jornal mural, e realização de "clipping" diário e rotinas administrativas, como pagamento de notas fiscais e processos de doação; implantação de padronização; organização de árvore de arquivos e controles mensais; colaboração no jornal Basf Notícias; apoio em eventos, como "Sipat" e "Dia de Portas Abertas"; colaboração em coletivas de imprensa; atendimento ao público interno e externo; acompanhamento ao programa de visitas externas; desenvolvimento de programas de interação com a comunidade
Alcan Alumínio do Brasil Ltda., Pindamonhangaba, SP
Caráter: terceirização pela firma Comunicare Comunicação e Recursos Humanos S/C Ltda.
Função: estagiária de férias na área de comunicação social
Período: início em 12/01/96 e término em 12/03/96
Qualificações adquiridas: rotinas operacionais como edição de quadros de avisos, realização de "clipping" diário; rotinas administrativas como PEC's, RC's e emissão de notas fiscais; trabalho no "Projeto Funcionário de Reciclagem Alcan"; projetos de comunicação relativos a certificação de ISO 9000; trabalhos em eventos ocorridos na fábrica; atendimento ao público interno e externo; cobertura em campanhas internas e externas à Alcan, apoio à edição do jornal interno Painel
(...)
CNA, escola de inglês, Taubaté, SP
Caráter: efetiva
Função: divulgadora
Período: início em 01/02/95 e término em 01/04/95
Qualificações adquiridas: campanhas de divulgação -específicas para público-alvo e períodos estratégicos; venda de curso; telemarketing; atendimento ao público externo; assessoria de eventos

F
A candidata anexa uma declaração da General Motors do Brasil confirmando o período de cumprimento do estágio e avaliando o desempenho

Observações da consultora
A) O nome deve ter maior destaque. Retirar os termos e "dados pessoais"
B) Está claro o objetivo proposto pela candidata
C) Formação acadêmica: mencionar alguma participação de destaque em atividades acadêmicas ou trabalhos
D) Cursos complementares: os conhecimentos poderiam ser condensados e alguns dados apenas informados em entrevista individual
E) Histórico profissional: eliminar os termos caráter, função, período, início e término. Escrever o cargo, data de início e término das atividades em cada empresa. Descrever de forma sucinta suas atribuições, sendo interessante somente algumas onde houver acentuada melhora na qualidade dos serviços desenvolvidos
F) Declaração: não anexar documentos, declarações, diplomas e/ou certificados, já que as empresas estão informatizando seus bancos de dados
Comentários adicionais
O currículo não deve ser assinado, apenas datado
No original todas as 4 páginas continham o título "curriculum vitae" e o nome da candidata. Evitar elaborar um currículo com mais de 2 páginas

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