São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Apollinaire é também editado

DA REDAÇÃO

Além da obra de Lautréamont, autor de origem uruguaia, um outro livro de um autor importante da literatura francesa que também nasceu fora da França está sendo lançado no Brasil pela Iluminuras. Trata-se de "O Bestiário ou Cortejo de Orfeu" (127 págs., R$ 18,00), de Guillaume Apollinaire, nascido na Itália em 1880.
Traduzidos por Álvaro Faleiros, os poemas do "Bestiário" são acompanhados de ilustrações de Raoul Dufy, amigo do escritor.
Publicado em 1911, "O Bestiário" é o livro de estréia de Apollinaire. Os poemas compõem uma série de descrições de animais e figuras mitológicas recorrentes em sua poesia.
Precursor do surrealismo, Apollinaire foi uma figura central nas vanguarda francesas do início do século. Morto em 1918, sua influência se fez sentir, no Brasil, nas obras de modernistas como Mário e Oswald de Andrade.

Texto Anterior: Um clássico do anticânone
Próximo Texto: POUND; MARIANNE MOORE; PRÊMIO 1; PRÊMIO 2
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.