São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quando se sabe que é hora da aposentadoria?

The Wall Street Journal
de Nova York

DO "THE WALL STREET JOURNAL"

"Walter Sondheim não pensou muito em aposentadoria quando chegou aos 65. Isso foi há quase 25 anos", diz o diário.
Há alguns dias, o consultor de administração urbana, que está com 89 anos, escreveu para dez amigos, relata o diário. Todos com 60 anos ou menos.
"Quanto mais velho um homem fica, mais relutantes ficam seus amigos em sugerir que chegou a hora de pendurar as chuteiras", diz a carta, segundo o jornal.
O jornal observa que Sondheim é viúvo, seus filhos são grandes e ele tem economia suficiente para se aposentar e viver muito bem. Mesmo assim não pára de trabalhar.
O número de pessoas como ele tem crescido, segundo o "Wall Street". "Há 60 anos, quase ninguém falava de aposentadoria. As pessoas trabalhavam até não aguentar mais. Ou morriam trabalhando", escreve o jornal.
Desde então, a idade para aposentadoria vem caindo nos EUA. Mais de 30% dos homens com 70 anos ou mais trabalhavam em 1950. Na metade dos 80 a cifra caiu para 13%. Agora, está em 15%.
"Sondheim é uma pessoa tão presente na vida de Baltimore, como profissional e como membro de diversas associações cívicas ou de caridade, que muitas vezes tentaram convencê-lo a se candidatar a prefeito", conta o diário.
Nenhuma das pessoas que recebeu a carta de Sondheim acha que ele deveria se aposentar. A primeira resposta por escrito que ele recebeu dizia: "Você não será nunca um fardo. Você é uma bênção".

Texto Anterior: Reunião de Teerã forçam os EUA a mudar
Próximo Texto: Cristãos abandonam o Oriente Médio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.