São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Todos à mesa

Decoração deve realçar a ceia de Natal, sem se sobrepor à comida
POR MARCELO LIMA
Tão importante quanto o sabor e o visual dos pratos, uma mesa bem decorada pode contribuir, e muito, para o sucesso da ceia.
Quanto ao estilo, não existem regras. Segundo os decoradores, a única recomendação é não comprometer o conforto dos convidados. Flores ou arranjos centrais, por exemplo, devem ser baixos o suficiente para não prejudicar a conversa.
A decoradora Eliana Falkoury diz que a descontração que caracteriza a comemoração do Natal no Brasil deve se refletir também na decoração da mesa.
"Mesmo quando decoradas de forma clássica, elas não precisam ser excessivamente formais. Dispor vasos e castiçais de forma descentralizada cria mais movimento", explica.
Economizar nos acessórios e empregar pratos e copos como recurso decorativo é também uma alternativa de efeito, que não pesa muito no orçamento. "A referência ao Natal não precisa ser direta. O verde e o vermelho, cores que remetem à data, podem aparecer nos pratos, copos e até nas frutas", sugere o decorador Oscar Mikail.
Para as arquitetas Simone Mantovani e Candida Tabet, o mais importante é valorizar os detalhes, evitando o excesso de objetos. "Às vezes, um único elemento já garante o clima de Natal. A decoração da mesa deve realçar a ceia, não se sobrepor a ela", afirma Simone.

Texto Anterior: criança
Próximo Texto: cruzeiro de bons negócios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.