São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 1997
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Suspensão é excessivamente macia

JOSÉ CARLOS CHAVES
DA REDAÇÃO

A suspensão é o componente do carro importado mais difícil de se ajustar às estradas brasileiras. Ao privilegiar o conforto, perde-se em estabilidade; ao ganhar em firmeza, sofre com os buracos.
No caso do Hyundai Sonata, a opção foi pelo conforto. Em curvas -principalmente as mais fechadas-, a carroceria tem uma forte tendência em inclinar, prejudicando um pouco o controle do carro.
Por isso o motorista tem de estar atento, dosando o acelerador para evitar que a traseira "desgarre" nas curvas mais rápidas.
Por conta da suspensão mole e da frente longa, é preciso muito cuidado ao sair de garagens ou enfrentar obstáculos mais altos.
O Sonata GLS tem um motor de 3.000 cc, de seis cilindros em forma de V. São 146 cavalos de potência, suficientes para um desempenho apenas razoável na estrada.
Mas é na cidade, com tráfego mais lento, que o propulsor mostra sua competência.
Faz retomadas de velocidade e manobras por entre os automóveis mais lentos com uma certa desenvoltura, apesar do ronco um pouco elevado.
A prática do dia-a-dia pôde ser confirmada pelos números do teste realizado pela Folha e pelo Instituto Mauá de Tecnologia.
O coreano se saiu melhor nas provas de retomada (tempo para chegar a uma velocidade mais alta saindo de uma mais baixa) do que nas de aceleração (partindo da imobilidade).
Comparando com o Nissan Primera 2.0 16V, de potência equivalente (145 cv) e câmbio automático, o Sonata perdeu todas as seis provas. Acelerou de 0 a 100 km/h em 11,97 s, contra 10,78 s. Para chegar a 160 km/h, foi mais lento: 35,43 s contra 31,08 s. Já nas retomadas, venceu seis e perdeu duas. Para ir de 40 a 120 km/h levou 14,43s. O Primera fez em 15,73 s.
O Sonata demonstrou que economia não é seu forte: 8,7 km/litro na cidade e 10,9 km/litro na estrada. Venceu o Primeira no trajeto urbano (8,1 km/litro) e perdeu feio no rodoviário (15,9 km/litro). Uma ressalva: como o Nissan tem motor um pouco menor, deveria, portanto, gastar um pouco menos.
Os freios, apesar de não contarem com o dispositivo ABS, mostraram-se bem eficientes e com pouca tendência a travarem.
(JCC)

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