São Paulo, segunda-feira, 15 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inéditos; Thriller leva racista ao banco dos réus

MARILENE FELINTO
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

Inéditos
Cada vez mais, produções de qualidade acabam indo direto para as prateleiras das videolocadoras, sem passar pelas salas de cinema

Thriller leva racista ao banco dos réus
Este não é o primeiro filme sobre racismo no Estado norte-americano do Mississippi. Houve outros -"Tempo de Matar" e "Mississippi em Chamas", por exemplo- e haverá outros mais.
O Mississippi é o mais resistente a mudanças entre os Estados do sul dos EUA. Ainda no ano passado, igrejas frequentadas por fiéis negros foram incendiadas ali e em outros Estados sulinos.
Em junho de 1963, foi assassinado em Jackson, capital do Mississippi, Medgar Evers, líder negro do movimento pelos direitos civis.
Na época, Evers tinha 37 anos e foi atingido nas costas por um tiro de rifle, quando chegava a sua casa.
O autor do crime foi Byron De La Beckwith, racista convicto, membro da Ku Klux Klan e protegido pelo esmagador domínio político da comunidade branca local.
A história verídica desse episódio, bem como do longo processo de julgamento e condenação do assassino é o assunto do thriller de tribunal "Fantasmas do Passado", com direção de Rob Reiner.
Reiner volta o centro da ação para o último julgamento de Beckwith -os dois primeiros foram anulados, inocentando o réu-, realizado apenas 30 anos depois, quando o processo foi reaberto.
O empenho da viúva Myrlie Evers (Whoopi Goldberg) e do promotor público Bobby De Laughter (James Baldwin), resultariam na condenação de Beckwith (James Woods) à prisão perpétua.
O jovem promotor branco vivido por Baldwin representa o que pode haver de mutável no apartheid norte-americano.
Sua vida é radicalmente alterada por conta de sua atuação no caso Evers. A mulher pede o divórcio, a família sofre ameaças de bomba.
Como thriller de tribunal, "Fantasmas do Passado" desperta o interesse de sempre dessa especialidade norte-americana em cinema.
Mas há algo errado no filme, como que a confirmar a fama de diretor desajeitado de Rob Reiner (também responsável por "Harry e Sally", 1989).
O erro parece estar na direção dos atores -uma Goldberg pouco apaixonada, um Baldwin meio plácido-, muito embora o caricato racista interpretado por James Woods tenha rendido uma indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante.

Filme: Fantasmas do Passado
Produção: EUA, 1996, 130 min.
Direção: Rob Reiner
Com: Alec Baldwin, James Woods, Whoopi Goldberg
Lançamento: Columbia (011/5585-3836)

Texto Anterior: "Roda Viva" entrevista Sacks, autor de "Tempo de Despertar"
Próximo Texto: Altman faz Van Gogh com face humana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.