São Paulo, segunda-feira, 15 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Índice

Astrônomos descobrem planetas

The Observer
de Londres

DO "THE OBSERVER"

Cientistas britânicos, usando um novo tipo de câmera, encontraram o que afirmam ser evidências de planetas orbitando quatro das estrelas mais próximas ao nosso sistema solar, segundo publicou ontem o semanário britânico "The Observer".
As estrelas estudadas foram Beta Pictoris, Fomalhaut, Epsilon Eridani e Vega, que têm cerca de 200 milhões de anos e ficam a aproximadamente 24 anos-luz da Terra.
Um ano-luz é a distância que a luz percorre em um ano, viajando a 300 mil quilômetros por segundo.
O astrônomo Wayne Holland, da equipe do Observatório Real de Edimburgo, que desenvolveu a nova câmera, disse ao "The Observer" não ter dúvidas de que os objetos encontrados eram planetas.
Nenhum astrônomo foi encontrado ontem no observatório para confirmar as informações da publicação britânica.
Segundo o semanário "The Observer", a nova câmera é refrigerada a um décimo de grau Kelvin acima do zero absoluto (273°C negativos).
Isso permite ao equipamento captar calor fraco emitido por gases e partículas aquecidas por radiação emitida pelas estrelas.
O equipamento foi montado no telescópio do Observatório Maxwell, que fica 4 mil metros acima do nível do mar, no Havaí.
Os cientistas relataram a descoberta à Sociedade Real Astronômica Britânica durante um encontro realizado na semana passada.

Texto Anterior: Conservadores ameaçam Khatami, diz filósofo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.