São Paulo, segunda-feira, 15 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Demônios não acham a entrada de templo

NICIA GUERRIERO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os templos de Bali não são cobertos. A entrada é marcada por duas torres esculpidas. A frente é um pátio amplo, com pavilhões para festas. Pessoas entram por uma entrada lateral que os maus espíritos desconhecem.
No segundo pátio ficam altares, tronos e estátuas, que são vestidas com sarongues nas datas especiais.
Os templos são orientados segundo a direção montanha-mar, pois os deuses moram na montanha, e os demônios, no mar. O lugar mais importante é o kaja, ponto mais perto da montanha, ocupado por um trono vazio para receber os espíritos dos deuses.
Há três tipos de templo em cada vila. O das origens, dedicado aos ancestrais. No meio da vila fica o templo para os espíritos protetores do dia-a-dia. Mais perto do mar, há o templo dos mortos.
O templo mais importante de Bali é o Besakih, no centro, perto do vulcão Agung. É visitado diariamente por dezenas de pessoas.
No alto da montanha, há várias escadarias, torres de 11 tetos e estátuas imensas. Ao redor, dezenas de lojinhas de suvenir barato.
Outro templo famoso, que merece ser visto, é o Ulum Danu Beratan, quase dentro da água do lago Berantan. É ali que os plantadores de arroz homenageiam a deusa Sri.
Nos jardins, há a possibilidade de pagar para ser fotografado abraçando cobras enormes. Mais afastado, no mesmo lago Berantan, há um complexo turístico: lojas finas, restaurantes e esportes aquáticos pagos por hora.
Dois lindos templos importantes são voltados para o mar. Na costa oeste, o Tanah Lot, num rochedo dentro do oceano onde batem ondas fortes, tem grande movimento de locais e lojas chiques.
No sul, o Pura Uluwatu está no alto de um penhasco que avança mar adentro, cercado de jardins com macaquinhos atrevidos. Dele você tem o melhor pôr do sol de Bali.

Texto Anterior: Produção artística ferve nas ruas de Ubud
Próximo Texto: Você sabia que
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.