São Paulo, terça-feira, 16 de dezembro de 1997
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Aeronautas vêem falhas em relatório

DA SUCURSAL DO RIO

O SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas) está questionando o relatório da comissão que investigou o acidente no vôo 402 da TAM no que diz respeito aos procedimentos de segurança da empresa.
Para o SNA, a investigação não foi suficientemente aprofundada para verificar se a TAM adota uma política adequada de treinamento e reciclagem das tripulações e de manutenção das aeronaves.
O relatório final apontou falhas do equipamento e do piloto.
As falhas de equipamento foram na trava elétrica do reverso -mecanismo usado na frenagem- do motor direito e no projeto da Fokker, fabricante do avião.
Já o piloto José Antônio Moreno errou ao tentar corrigir uma suposta falha no sistema de aceleração automática, quando deveria esperar que o avião subisse a 400 pés para buscar uma solução.
Segundo o presidente do SNA, Luiz Fernando Collares, o relatório não analisou por que o piloto cometeu essa falha, limitando-se a relatar a mecânica dos fatos.
Para ele, a investigação não foi mais aprofundada nesse ponto porque existe uma "relação incestuosa" entre o DAC, um dos órgãos responsáveis pela investigação, e as empresas aéreas.
A assessoria de comunicação do DAC informou que a direção do departamento não se pronunciará mais sobre o acidente.
Para o SNA, as investigações de acidentes aéreos no Brasil são prejudicadas pelo fato de os órgãos envolvidos -o Cenipa e a Divisão de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do DAC estarem subordinados, em última instância, ao Ministério da Aeronáutica.
"O poder de crítica de quem investiga fica inibido pela subordinação e hierarquia militar", disse Hélio Ruben Pinto, do SNA.
Entre as supostas falhas apontadas, estaria a impossibilidade da checagem computadorizada dos equipamentos do avião devido ao pouco tempo entre o pouso do vôo anterior e a decolagem do vôo 402.
Outra falha da TAM, segundo o SNA, seria a obrigatoriedade de o piloto descer até a pista antes do vôo para receber os passageiros, quando deveria estar checando os equipamentos.

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